13/02/10

À beira do abismo.

Cada vez pior. O Estrela da Amadora caminha a passos largos para a extinção e, desta vez, foi o próprio administrador judicial do processo de insolvência, Paulo Sá Cardoso, a aconselhar os responsáveis pelo futebol do clube a abandonar a competição sénior.

"A situação está péssima" desabafa Jorge Paixão, treinador que, para a recepção ao Atlético de Reguengos, amanhã, tem apenas 14 jogadores disponíveis. Pior que isso, porém, é o atraso no vencimento de todos eles.

"Há jogadores com quatro meses de ordenado em atraso, outros com três e alguns com dois meses e meio. Já existem casos de atletas com rendas de casa em atraso e com avisos de despejo, o que começa a envolver também as famílias de todos eles", explica Jorge Paixão, que dá voz à revolta dos atletas pelas decisões de Paulo Sá Cardoso:

— Estão a privar-nos do nosso direito de trabalhar. É muito difícil motivar jogadores que não se sentem respeitados. A lei diz que num processo de insolvência todos os trabalhadores têm de estar em pé de igualdade mas a verdade é que nenhum dos outros funcionários tem tantos ordenados em atraso como os futebolistas.

Condições mínimas

Além da extinção do departamento médico do clube — os jogadores são actualmente tratados por um antigo funcionário do clube, já reformado —, a equipa deixou também de ter direito a refeição em dia de jogo.

"Almoçamos cada um em sua casa, o que é ridículo num clube profissional" diz Paixão, deixando um apelo aos sócios: "Queremos que nos deixem trabalhar e acabar a época com alguma dignidade. Não nos deixem cair."

in Jornal Abola.

21 comentários:

Anónimo disse...

isto cheira-me a birra entre o presidente Oliveira e o Administrador judicial. O Oliveira consegue ter forte influência no Jorge Paixão, como tem tido nos sócios, e fazê-lo tomar estas atitudes de devaneio. Todos os jogadores tinham recebido vencimentos adiantados até Outubro, logo Novembro, dezembro e Janeiro faz 3 meses no máximo e não 4. Além disso o Administrador Judicial disse já ter pago em Janeiro o mês de Novembro (e acredito mais nele que no Oliveira). Mas cada um diz o que quer.
O que eu sei é que começámos mal o campeonato e tinham os salários em dia e os melhores resultados foram no período em que não receberam nada.

Rui disse...

Os resultados, fracas exibições e opções tomadas pelo treinador é que nos têm deixado à beira do abismo!

Anónimo disse...

cala-te anonimo , o estrela recebeu ordenados aiantados referentes ao mes de agosto e setembro , e o unico salario que o administrador pagou foi ate outubro ! a sim jogadores com 4 meses de ordenados em atraso porque a situaçoes em que ele nao pagou a alguns jogadores e pagou a outros! e quanto ao treinador , nao e culpado de nada , o balneario sente-se sozinho e sem condiçoes nem forças para lutar , pois estamos a ser ameaçados de ir morar para debaixo da ponte ! ja que os socios dizem que sao tao amigos dos jogadores porque e que nunca se preocuparam conosco ? fica a dica !

CE3AP disse...

Tenho 33 anos, desde 1989 comecei a ir ao José Gomes por iniciativa própria (vivia então no Cacém).
Lembro-me do 1º jogo que fui ver, um Estrela-Feirense que vencemos por 3-0. Foi uma época daquelas que "enamoram" como dizemos por aqui (vivo actualmente na Catalunha)...
A partir daí nao abandonei este clube, ano após ano fui crescendo e o amor por estas cores também. Deixei de lado um "benfiquismo" que não quis herdar do meu pai. Vibrei, desfrutei e sobretudo comecei a gostar de ver futebol, de ir aos estádios graças ao nosso clube, à nossa casa que é o José Gomes.
Sei que é fácil neste momento dizer todas estas coisas, quando se perde algo é quando damos valor e nos lembramos do que tínhamos.
Fiz-me sócio deste clube apesar de termos descido na época 90/91, para mim não me importava o facto de já nao poder ver Benficas ou Sportings na nossa casa ... porque a mim só me importava 1 coisa, o CFEA.
A temporada de 92/93 ficará sempre nas minhas lembranças, uma das que eu mais desfrutei, adorava aos meus 16 anos juntar-me com os Ragazzi Tricolor, e que bela forma de dar cor e ambiente ao nosso estádio (sempre fui um revoltado por não sermos uma massa associativa ruidosa).
Os anos foram passando e sempre continuei a apoiar o clube, a delirar com vitorias aos 3 "grandes" como naquela famosa temporada em que nenhum deles passou na Reboleira, lembram-se?
Tentei junto de 2 ou 3 velhos conhecidos (dos tempos dos Ragazzi Tricolor) formar um novo grupo de apoio, surgiu a Brigada Tricolor mas em 2002 já o clube estava "podre", já o clube estava a morrer e ninguém queria ser do Estrela, ninguém queira ir ver os jogos e gritar um pouco pelo nome e cores do nosso clube ... nem com entrada gratuita, nem com viagens praticamente pagas aos outros campos do país ... o destino estava traçado.
Em 2003 já perto do final do ano saí de Portugal por questões pessoais, mesmo assim continuei a dizer a tudo e a todos, apesar dos muitos kms que nos separam que o meu clube em Portugal chamava-se ESTRELA da Amadora. Nunca tive vergonha em o fazer quando as gentes daqui me perguntavam se era do Porto ou do Benfica.
Nestes últimos anos passei mais tempo a viver as nossas velhas glórias, recordando feitos ou simplesmente alguns jogos em conversa (chat) com 1 ou outro velho amigo estrelista porque embora digam que se deva olhar para a frente porque se vive do futuro, eu neste caso prefiro o passado, um passado que me permitiu sonhar ... e como recordar é viver, eu recordo os bons velhos tempos do nosso clube, da nossa massa associativa e do futebol português em geral.
É triste chegar aos 33 anos de idade e olha para trás, pensar e reconhecer, o futebol português tal como está montado é uma merda, não merece a pena sequer perder tempo com ele.
Os filhos nascem, crescem e morrem, e eu posso dizer que o meu filho ESTRELA nasceu para mim em 1989, cresceu comigo e neste momento está à beira da morte, mas ficará para sempre nas minhas recordações como uma das coisas mais bonitas que tive.
Obrigado a todos os tricolores de verdade, hoje somos poucos mas antes já fomos milhares e milhares.
Somos e seremos sempre tricolores, como disse há uns anos atrás um amigo meu do Salgueiros: "O futebol para mim morreu quando decidiram matar o meu Salgueiros!".

César Antunes - Girona (Catalunha)

Anónimo disse...

Sr. jogador anónimo, o problema do Estrela é ter tido durante muitos anos pessoas a esbanjar dinheiro e esta época tal voltou a acontecer, pois é inadmissível que para jogar num escalão amador o Estrela tenha jogadores profissionais, com exigências de um nível que alguns deles nunca tiveram, pois não passavam de juniores e de jogadores dos distritais. Ao vir para o Estrela como profissionais já deviam saber os riscos que corriam, tendo em conta o que se passou na época passada. Se o plantel fosse amador, o bem estar das vossas casas não dependia apenas do que o clube vos paga. um plantel de 50 mil euros por mês na 2ª divisão B é brutal. Uma coisa é certa quem desistir agora também não conseguirá ir para outro clube nesta altura da época. Quanto à falta de apoio de que fala é vergonhoso dizer isso, pois não deve haver clube na 2ªB da zona sul, que leve mais adeptos a acompanhar a equipa quando joga fora.
Se estão à espera que sejam os sócios a arranjar dinheiro para ajudar a resolver os problemas, apenas lhe digo que a crise é para todos e os sócios do Estrela já andam a ser enrolados há muitos anos. Se nem os do Benfica conseguiram ajudar o seu clube com as operações coração, vinhos acções, etc... para n´s será muito mais dificil.
O melhor que para já podemos fazer é ir ao José Gomes, pagando bilhete e dando-vos apoio.
Boa Sorte.

Anónimo disse...

O António Oliveira é que era o MAIOR, não pagava, mantinha o grupo unido, ganhava e ainda por cima levava os jogadores e treinadores para as Assembleias Gerais para votarem nas suas propostas. ELES jogadores e técnicos ajudaram a manter este estado de coisas! E os sócios, talvez muitos daqueles que hoje vem a este espaço mandarem “bitaques”, aplaudiam com fervor e não deixavam falar quem tinha opinião. Todos eles têm o que merecem, os jogadores antigos, não receberam, os actuais, não recebem (lembro que não há milagres e eles sabiam ao que viam! Vinham em busca de FAMA, e ainda está ao seu alcance… GANHEM JOGOS!).
Hoje como no passado, todos continuam juntos, JOGADORES; TÉCNICOS e ESPECTADORES, digo bem, espectadores, porque os verdadeiros sócios, os verdadeiros ESTRELISTA estiveram sempre com um pé a traz de toda esta loucura que elevou em 7 anos uma divida de 4 milhões, para os actuais 40 MILHÔES DE EUROS!
Mas ainda os irei ver todos juntos, com o Oliveira como timoneiro, e os mesmos de sempre a gritarem VIVAS!

Força Estrela

Ricardo Paiva disse...

Por acaso sabes fazer contas?50 mil por mês? vai ao médico e trata-te.

Anónimo disse...

És mesmo tótó. Olha para os números são como o algodão não enganam.

Força Estrela

Fernando disse...

Olá,
Os jogadores não são os últimos a receber salarios. Há muitos treinadores no clube que não receberam nada.
E como disse alguem anteriormente, nao se pode ter um plantel profissional num campeonato amador.

STALINE disse...

muito odio,vingança e falta de caracter de muitos filhos da puta que ajudaram a destruir o clube, comeram, roubaram, criaram nome,ate as amantes e putas fora de prazo tinham emprego e viviam a conta do dinheiro que havia ou mandavam debitar no nome do estrela.agora assobiam para o lado, fazendo de santinhos, canalhas estes chulos e gatunos que cairam aqui na reboleira, ate nas rendas dos apartamentos comiam tambem. so vigaristas e pasrasitas.devolvam o que roubaram durante estes anos todos enquanto havia dinheiro do bingo, assim sera possivel pagar os ordenados dos atletas e restante plantel.mas os jagunços estao mesmo desejando o fim do estrela, ja roubaram tudo agora fugiram para outros lados procurando outros, para continuarem a sua vivencia de profissionais do roubo e vida facil a conta dos papalvos.

Anónimo disse...

Ricardo Paiva talvez tu é que não saibas fazer contas. O Estrela tem um plantel profissional. O salário minimo de um jogador profissional de futebol é € 1.500,00, que se multiplicares por 20 jogadores dá a bela quantia de € 30.000,0 (e estou a fazer as contas pelo minimo). Depois há ainda o vencimento de treinadores, director-desportivo, fisioterapeutas, roupeiros, motorista, depesas de deslocação (5 idas à Madeira), despesas em estadias, alimentação.... é assim. Um orçamento não é penas o que se gasta em vencimentos.

Ricardo Paiva disse...

Mas quais vinte, são quinze atletas do clube, os outros são emprestados, o Estrela não tem encargos. Algum dia o clube ia ter um orçamento de Liga de Honra? Esse nivel de orçamento permitiu a última subida da Honra á Liga.

Anónimo disse...

boas a todos que gostam do estrela
eu devo confessar que e obvio que nao havendo pessoas no estadio nao ha dinheiro.....e o presidente que esta la nao tem credibilidade em nenhum lado
precisamos de um presidente credivel, e de um presidente que traga apoios financeiros e é preciso levar pessoas a amadora
e simples e quem e socio levar mais alguem com ele
e simples nao custa assim muito...e lutar por este clube
amuito milionario no mundo que envistia no estrela para o ver umbrear com os grande.....nao é demagogia prefiro um clube vendido a alguem do que nao ter clube.!!!
por isso que gosta e quem da a cara pelo estrela .....tem de ajudar o estrela ....nao me interessa se estamos na 2 divisao 5anos o que interessa e que somos bem geridos e que o presidente seja credivel nas instituiçoes bancarias e do futebol português
este presidente nao tem credibilidade nenhuma....acenta a sua postura numa de uma forma que nao é a mais válida, precisa de ajuda pede.....ou vende o clube com o consentimento dos socios vende a um investidor
porque a mentira da sad e dos 4 milhoes de euros ??? ha muita gente em angola que pode investir em portugal, agora nao me digam que o estrela nao e aptecivel porque é
e um clube de lisboa com passado e um clube satelite dos grandes praticamente.
obrigado
e apoiem o estrela e vao ao estadio e sendo sad ??? comprem acçoes .....o mundo e dos que acreditam

ze telhado disse...

se calhar queres os salvados,o gasolinas pedrosa que gamou a bomba de combustivel ou os mesmos que andaram a roubar a pelo menos vinte anos, mas esses gabirus gugiram todos nao os vejo nos jogos e por continuidade o oliveira aprendeu com essa seita de espertalhoes caidos no concelho da amadora.se calhar tambem andavas a comer com putas incluidas e mandavas as faturas para o clube pagar

Anónimo disse...

quero e que tu te fodas
es um anormal ze do telhado
es merda nem para os caes mijarem serves

ze do telhado disse...

anonimo nao passas dum ladrao caido aqui na amadora, entrega aquilo que tens roubado grande filho da puta, nao passas dum miseravel que vives de esquemas grande canalha e panasca fora de prazo

Anónimo disse...

O ZE DO TELHADO
volta para dentro da tua mae
nem sabes o que dizes nem dizes o que sabes....es burro
tu e que deves ser o ladrao da amadora....e ainda por cima es daqueles que mordem nos proprios
relaxa se quiseres mudar alguma coisa no estrela da a cara ladrao de merda escoria de merda es um otario de merda fala sem saber....ladroes a em qualquer sitio. anormal tambem es ladrao na tua casa com a tua mulher se tiveres mulher porque gajo como tu es gay e paneleiro

Anónimo disse...

Ó BURROS: o Oliveira é que pediu a insolvência do clube, lembram-se? Tinha um plano: o Estado ia aprovar o pagamento dos impostos em 20 anos. Só se esqueceu de pensar com que dinheiro ia pagar doze milhões de euros em vinte anos. Nem vendendo 10 estádios. Paparam esta tanga, agora aguentem-se. É que o Oliveira nem foi o que mais roubou, só vos fez foi o funeral. Também...já estava treinado... já tinha uma empresa na falência e outra a caminho.

ze telhado disse...

filho da puta anonimo e tu foste mais um cangalheiro que andou a roubar e comendo a pala, agora estas escondido nem apareces nos jogos,acabou a teta onde tu e os teus amigos da tanga se orientavam. nao passas dum mongloide que nao sabe ganhar dinheiro a trabalhar em coisas serias.espertalhao concorre a presidente para salvar isto da merda em que caiu graças a cambada de chulos e aleixados caidos aqui na reboleira. vai fazer broche ao cavalo do d jose

Anónimo disse...

Ó Zé do telhado, é por haver gajos como tu no Estrela que este clube é uma merda e merece acabar, ontem. Querias foder mais dinheiro ao Estado, aos patrocinadores, aos sócios, para sustentar analfabetos como tu? Nem bingos mereces ter, grunho da merda. O clube também está bem situado, na reboleira, entre bairros de droga e bairros de ladrões. O administrador de insolvência só tem é de acabar com esta chulice e é JÁ! "Salvar esta merda...", foda-se, só se fossem chulos. O Estrela está morto, façam-lhe a merda do funeral que já cheira mal. Adeus ó grunho.

O ANTICHULOS!

Unknown disse...

boa tarde amigos e adptos do estrela,este blog so o descobri hoje mas pelo que li aqui ha muita gente a querer acabar com o estrela.eu sou da opiniao dakeles que se jogamos numa liga amadora porque nao ter jogadores amadores?ha tantos bons futobolistas na nossa cidade da amadora e principalmente nas nosas camadas jovens,neste momento nao precisamos de gastar dinheiro nem em jogadores profissionais nem em treinadores que querem muito dinheiro... a amadora tem muitos bairros socias é a verdade mas se imformarem um pouco na amadora jovens deses bairros ja foram grandes nomes do nosso futebol e neste momento temos o exemplo do Nani no M.united que vivia no bairro santa filomena...ja se esqueceram da taça de portugal que conquistamos em 1990? nos temos um historial muito bom, e nos descemos de divisao por ter dividas ao fisco mas os jogadores mostraram a qualidade do nosso clube. queremos erguer ou enterrar o estrela? eu gostava de partilhar ideias com alguns elementos que estejam dispostos a lutar pela sobrivivemcia do estrela, podemos levar muita gente ao estadio basta querer pessoal,basta lutar, vamos baixar os braço ou vamos erguelos?