XIX Torneio Rui Costa
Há 15 anos



Vidi Vidi Vidigoooooollllooooooo!!!!!!!! Grande vitória Tricolor, no Estádio da Madeira, este domingo sobre o líder Nacional. Nacional que nos três primeiros jogos do campeonato tinha ganho, tal como o Sporting, era um adversário dificil, e toda gente estava na dúvida se o Estrela iria mesmo trazer um resultado positivo da Choupana, e a verdade é que trouxe mesmo, e com uma enorme categoria!
Lito Vidigal, finalmente, lá promoveu a estreia do seu irmão Luís com a camisola do nosso Estrela, e apostou em Silvestre Varela como homem mais avançado. E a aposta não podia ter-se revelado mais acertada, com Vidigal a bisar no regresso ao futebol português, após assistências de Celsinho (no primeiro golo após livre cobrado na direita e com um desvio de cabeça para o fundo da balzia de Bracalli) e Silvestre Varela (num contra-ataque, S.Varela recebeu a bola na direita, cruza atrasado para Vidigal, que com toda a tranquilidade do mundo e com classe, a desviar, e a bola a beijar as redes do Nacional pela segunda e última vez).
Mas tal como disse Lito, no final do encontro, não foi vitória de um ou dois elementos só, foi da equipa no seu todo, sem sombra de dúvidas, muito bem organizada, que mesmo a vencer procurou sempre marcar, e por isso, pela raça e mais uma vez refiro a organização, a vitória é mais que justa para a nossa equipa, que nos encheu de orgulho, e nos faz olhas para o futuro que poderá ser muito risonho, a ver vamos, mas tudo tal como o nosso técnico disse, com muita humildade, esforço e trabalho! Agora vem o Trofense, e o desejo é continuar com os bons resultados para estarmos perfeitamente tranquilos, e será importante vencer a equipa da Trofa, visto que vai haver nova paragem do campeonato, para compromissos das selecções nacionais. FORÇA ESTRELA!!!! ESTRELA SEMPRE!!!!
Em vésperas da deslocação à Choupana, onde mora um dos dois primeiros classificados da Liga Sagres, o Nacional da Madeira, o nosso técnico Lito Vidigal reconheceu o valor do adversário, salientando que os Tricolores viajam hoje para a Madeira confiantes num bom resultado.
O Estrela Vs. Trofense, jogo referente à 5ª jornada da Liga Portuguesa, está marcado para domingo (5/10), com o pontapé de saída marcado para as 16 horas no Estádio José Gomes. Este jogo vai ser antes de uma nova paragem do campeonato, devido à qualificação para o Mundial da Africa do Sul, por parte das selecções.
Vitória Tricolor então, e inteiramente justa, onde na segunda parte o Estrela limpou a imagem da exibição frente ao Marítimo, uma palavra para um homem que fez, e merecia o golo e que levaria o povo que se deslocou ao José Gomes (200/250) à loucura, Anselmo, Anselmo! Que grande jogo do nosso camisola 9, um lutador, o jogador que enche todos os Estrelistas de orgulho de envergar a nossa camisola, fica aqui o meu reconhecimento. E também penso que o ataque da segunda parte (N'Diaye, Silvestre Varela e Anselmo) foi um ataque muito dinâmico, e que realmente tem capacidade para colocar as defesas adversárias em sentido, e juntando a estes três elementos também Celsinho, que terá de não se agarrar tanto à bola e jogar um pouco mais para a equipa. Agora domingo é a deslocação ao Estádio da Madeira, reduto do Nacional da Madeira, lider do campeonato, tarefa que não será fácil para a nossa equipa, mas concerteza que a nossa equipa vai tudo fazer para trazer os três pontos para a nossa cidade. FORÇA ESTRELA!!!! ESTRELA SEMPRE!!!!
Pois bem, esta quarta-feira, regressa a Taça da Liga (Carlsberg Cup), e o Estrela tem uma partida de máxima importância, e que terá de vencer se quiser passar à próxima fase desta competição. Recorde-se que o Estrela na 1ª jornada do grupo C, no qual está inserido, foi perder à Mata Real por 2-1, depois de ter estado a vencer por 1-0, com golo de Marcelo Goianira na transformação de um castigo máximo, deixou o Paços empatar e de seguida dar a volta ao marcador.
Dos habituais titulares até ao momento, ficaram de fora da convocatória Hugo Gomes e Têti. De regresso estão o lateral-esquerdo Vítor Vinha e também o extremo Pedro Pereira, que com muita surpresa tem ficado de fora das restantes convocatórias. Também quem ficou de fora, que tinah sido convocado para a recepção ao Marítimo, mas acabou por sentar-se na bancada, foi Luís Vidigal, ainda não é desta que o vamos ver a estrear-se com a camisola Tricolor.

Lito Vidigal: "Estou insatisfeito"
Silvestre Varela: "Ainda falta ritmo"
Que mau jogo de futebol, meu deus. Em 30 jornadas da Liga Sagres o Estrela e Marítimo, mas principalmente o Estrela, deitaram 90 minutos à rua. Numa partida muito fraca a todos os níveis, onde as pessoas que sairam do estádio após o apito final do árbitro Rui Costa, pareciam que vinham de uma má noite de sono, e com isto digo tudo. As equipas pareceram entrar em campo ontem, só jogar para o empate, e conseguiram. Para o Marítimo uma equipa que joga para a europa, muito fraquinha, muito mesmo. O Marítimo que todos os anos para cá, tem boas equipas bons jogadores, bons jogadores continua a ter sem dúvida, mas equipa...o Estrela realmente não deve ficar satisfeito com o empate, por duas razões a meu ver, pelo encontro ter sido em nossa casa (onde temos obrigação de ganhar sempre, tirando aos 3 grandes, e mesmo aí devemos fazer tudo para pontuar), o outro motivo é a forma como a equipa do Marítimo está no campeonato e má fase que atravessa.
A terceira...curiosamente ocorreu fora das quatro linhas, sendo protagonista principal Têti, à passagem do minuto 71, Têti a sangrar despois de um lance mais viril com um adversário, foi assistido pela equipa médica Tricolor fora das quatro linhas e a sua camisola ficou ensanguentada. Enquanto era assitido, parece que nenhuma cabeça brilhante dos responsáveis do Estrela, se lembrou de ir buscar uam camisola nova à cabine, porque toda gente sabe, que é regra, que um jogador não pode entrar com uma camisola ensanguentada, tem de voltar a vestir uma limpa, mas parece que as regras não estão muito frescas na cabeça dos responsáveis Tricolores. O Estrela com esta brincadeira este 5 minutos aproximadamente com 10 unidades por pura falta de responsabilidade, não vejo outro motivo, ou então devido ao sono que a partida estava a dar, uma destas foi concerteza. Lito lá se fartou da situação e mandou entrar Fernando Alexandre para o lugar de Têti (estava a ser um dos poucos que estava bem em campo) que já tinha a camisola na mão para vestir quando soube que ia ser subestituído, Têti logo após, contem-se para não atirar a camisola para o chão e vai cabisbaixo para o banco de suplentes. Pela atitude do Têti, deixo-lhe uma palavra da minha parte de muito obrigado e agradecer o respeito que teve neste momento pelos sócios e adeptos, porque realmente eu, amando o Estrela como amo, não sei se me conseguia conter sinceramente. FORÇA TÊTI!!!!!

Está de regresso o campeonato! Após três semanas sem qualquer competição a nível nacional (coisa inédita na europa, depois temos o presidente da L.P.F.P a falar que tem de ir mais gente aos estádios, haver mais competição, e bla bla bla), só no fim-de-semana passada tivemos Taça de Portugal e foi só para equipas de escalões secundários, já com as equipas da Liga Vitalis a entrar em acção na competição. Dia 24 de Agosto o Estrela estreou-se em casa frente a Académica de Coimbra, onde venceu por 1-0, com o golo de Celsinho. Um mês depois (!) o José Gomes volta a receber um jogo do nosso clube, desta vez frente ao Marítimo.

Aqui deixo o preço do ingressos para a partida com Marítimo do próximo domingo ás 16h. Vamos todos comparecer e apoiar o grande Estrela rumo à vitória e assim que a nossa equipa possa andar pelos lugares cimeiros da tabela está época, com o apoio de todos, mas de todos nós, será muito mais fácil, por isso TODOS AO ESTÁDIO!!!!!!!ESTRELA SEMPRE!!!!!
Rui Costa, de 32 anos, Professor de Educação Física, árbitro desde 1994, foi o juiz nomeado pela Liga para dirigir o encontro entre o nosso Estrela e o Marítimo. Rui Costa foi o 15º do Ranking em 2006/2007, e pertence à Associação de Futebol do Porto, curiosamente o Estrela nas outras duas jornadas anteriores, os seus jogos foram arbitrados por árbitros da mesma associação. Rui Costa vai ser auxiliado no próximo domingo por Serafim Nogueira e Fernando Pereira, o observador vai ser João Mateus e os delegados da Liga serão Luís Duarte e Octávio Correia.

Como já havia sido noticiado, Diego Paulista rescindiu o seu contrato que o ligava por uma temporada ao Estrela. Ontem em reunião com António Oliveira e o seu empresário ficou acordada a rescisão do contrato por ambas as partes. O médio sentiu dificuldades de adaptação e pediu para sair.
O Estrela venceu ontem em jogo particular, realizado no José Gomes, o Casa Pia por duas bolas a uma. Lito Vidigal aproveitou assim para testar novas opções tendo em vista o próximo jogo do campeonato em casa frente ao Marítimo.

Uma tragédia ontem à tarde em Setúbal, sem comentários não é verdade quando se perde por números tão expressivos. Fica o resultado final 6 para o Vitória 0 para o Estrela. Na próxima jornada os nossos juniores vão receber a equipa do Benfica, onde esperamos que o resultado seja bem diferente do de ontem.
O Estrela agendou para este domingo um jogo particular com a equipa do Casa Pia, o jogo será realizado no nosso Estádio José Gomes.


Sérgio Marquês está de regresso ao Estrela. Se todos se lembram o médio foi afastado à cerca de um ano no estágio Tricolor que decorria na Praia Del Rey, juntamente com Pedro Simões (que também regressou este ano ao clube para a formação) [na foto os dois juntos atrás de Kennedy num treino do Estrela], por alegado comportamento incorrecto. Também pouco ou nada mais se sobre este assunto, e os sócios adeptos Estrelistas nunca ficaram a saber muito bem o que se passou. Mas a verdade é o tal problema que existiu, foi ultrapassado. Na altura Pedro Simões e Sérgio Marquês eram dois dos capitães da equipa.