03/06/10

Faz hoje 20 anos!

Faz hoje, dia 03 de Junho de 2010, 20 anos que o Estrela juntou ao seu Palmarés a sua maior conquista dos seus 78 anos de existência, a Taça de Portugal!

A Final foi disputada no dia 27 de Maio de 1990, com arbitragem de Manuel Nogueira do Porto. As equipas alinharam da seguinte forma:

C.F.Estrela da Amadora:
Melo; Rui Neves, Duílio, Pedro Barny e Caetano, Rebelo, Bóbó (Nélson Borges), Paulo Bento e Paulo Jorge (Ricardo), Basaúla e Baroti.

Treinador:
João Alves

S.C.Farense:
Lemajic; Carlos Pereira (Ricardo), Marco, Sérgio Duarte e Eugénio, Pereirinha, Ademar, Formosinho (Mané) e Nelo, Pitico e Fernando Cruz.

Treinador:
Paco Fortes

O jogo terminou empatado a zero nos 90 minutos, como tal disputou-se o prolongamento de 30 minutos, com 1 golo para cado lado, Nélson Borges adiantou o Estrela no marcador, e já no últimos instantes da partida, Fernando Cruz num remate enrolado fazia o empate, havendo assim lugar à Finalíssima.

A Finalíssima jogou-se a 3 de Junho de 1990, com a arbitragem de Fortunato Azevedo, de Braga. Neste jogo decisivo as equipas alinharam da seguinte forma:

C.F.Estrela da Amadora:
Melo; Duílio, Rui Neves, Chico Oliveira e Pedro Barny, Bóbó, Rebelo, Paulo Bento e Nélson Borges (Elias), Ricardo (Jaime Cerqueira) e Baroti.

Treinador:
João Alves.

S.C.Farense:
Lemajic; Carlos Pereira (Ricardo), Marco, Sérgio Duarte e Eugénio, Pereirinha, Ademar, Formosinho (Mané) e Nelo, Pitico e Fernando Cruz.

Treinador:
Paco Fortes.


Na Finalíssima o Estrela resolveu a questão e acabou por trazer o "caneco" para a Amadora. Com um golo na 1ª parte de Paulo Bento, e outro na 2ª parte por Ricardo, o Estrela bateu os Leões de Faro por 2-0.

Trajecto do Estrela da Amadora na Taça de Portugal 1989/1990 até à vitória:

1/32 de Final: Est.Amadora 6-2 Estoril
1/16 de Final: Est.Amadora 0-0 (a.p.) Sp.Braga
Desempate: Sp.Braga 1-1 (8-9 g.p.) Est.Amadora
Oitavos-de-Final: F.C.Marco 0-1 Est.Amadora
Quartos-de-Final: Est.Amadora 1-0 Tirsense
Meias-Finais: Est.Amadora 1-1 (a.p.) Vit.Guimarães
Desempate: Vit.Guimarães 1-2 (a.p.) Est.Amadora
Final: Est.Amadora 1-1 (a.p.) S.C.Farense
Finalíssima: Est.Amadora 2-0 S.C.Farense

Lista dos Vencedores e Número de Títulos Conquistados da Taça de Portugal:

S.L.Benfica - 24
Sporting.C.P - 15
F.C.Porto - 15
Boavista - 5
Vit.Setúbal - 3
Belenenses - 3
Estrela da Amadora - 1
Académica - 1
Sp.Braga - 1
Leixões - 1
Beira-Mar - 1

(Clique nas imagens para as aumentar)


Bilhetes da Final e da Finalissima Respectivamente:




Galhardete Alusivo Ao Grande Jogo:


O Jornal Record também não esqueceu...


Video:

11 comentários:

João.C.S.Palma91 disse...

Se é Emocionante para quem não viveu, quanto mais para quem teve a oportunidade de viver!

ESTRELA SEMPRE.

rms disse...

... e parece que nem foi à tanto tempo assim... De tão vivas que permanecem as memórias desse fantástico e emocionante dia.

Permanecem as saudades dos tempos áureos do ESTRELA DA AMADORA e a esperança de que os actuais tempos terminem pelo melhor.

Assisti a todos os jogos em casa daquela edição da Taça e ainda fui a Guimarães pra depois marcar presença nas duas finais no Jamor.

Assinale-se muitas mais vezes esta gloriosa data - tenho muita pena que a instituição não o faça - pois é preciso que ninguém esqueça a importância que o ESTRELA teve e ainda tem para a cidade da AMADORA (apesar desta CMA ignora-lo) e para o desporto nacional.

Tenho um grande orgulho de ser TRICOLOR. De ser, exclusivamente, ESTRELA DA AMADORA.

E como à 20 anos, sensivelmente por esta hora:
Obrigado a todos os jogadores que nos representaram em tão glorioso feito e;
PARABÉNS ESTRELA DA AMADORA PELA CONQUISTA DA TAÇA DE PORTUGAL.

Rui Silva,
Sócio nº 849

estrela disse...

Grandes memórias pena a cidade ter esquecido o clube. Espero que o CFEA se levante desta crise e para desgosto de muitos volte a ser o que era. As memórias perduraram para sempre. ESTRELA SEMPRE

Anónimo disse...

Belos tempos, pena que os sócios a partir dai tenham deixado de se procupar com o clube, preocupando-se apenas com vaidades e com quem era a favor ou contra a direcções em funções. Deixaram destruir muitos anos e trabalho e esforço, e a gloria de muitos e desta cidade.
Muitos se esquecem as atitudes, a cegueira de não querewr ver o caminho que o clube tomava.
Sentia orgulho em ser do Estrela, fosse quando ganhamos a taça fosse anos antes quando andavamos pelas divisões secundárias. Eramos o Estrela um clube que nos orgulhava, e um conjunto de pessaos unidas que enchiamos os campos por onde andavamos. Mas a vaidade cega, o querer ficar bonito destroi o nosso valor. Muitos acharam ficar mais bonitos na fotografia por apoiar quem destruia o clube, foi só há vinte anos, vejam o vosso trabalho depois de a obra de 50 anos ter criado um grande clube, em que o seu auge surgiu ali, mas para mim naquela caminhada gloriosa o momento mais bonito e de sentimento foi em guimarães, nunca vou esquecer essa tarde.
Parece que foi ontem foi há vinte anos. Mas que tristes foram estes vinte anos a lutar para não deixar o meu clube morrer.
A chamar a atenção das pessoas para o que se passava, passou mais rápido para quem andou viver ilusões a seguir fantasias, e a encobrir oportunistas com a sua cegueira. O Estrela ainda não morreu, por mim nunca morrerá.
Mas......sou apenas um entre uma mão cheia, que sentindo o clube, foram vendo tudo a ser destruido, com o apoio de muita gente que agora fala neste canal, ainda á pouco tempo escreviam aqui "deixem trabalhar quem quer salvar o clube, viva a direcção", nas assembleis gerais apupavam e praticamente ameçavam quem estivesse contra as direcções e o caminho de loucura que se seguia.
Hoje aparecem aqui a pedir soluções-
Querem uma, é a principal paa o Estrela poder existir, tenham vergonha, lembrem-se do que fizeram, abram os olhos de vez, deixem-se de prourar um salvador, a salvação está nos sócios, façam alguma coisa util, e vamos salvar o Estrela se for possivel.
Mas se as mentalidades não mudarem, desculpem-me com sócios assim não vale a pena.
Viva o ESTRELA.

joao disse...

Grande data. Eu estive lá ... que saudades !
Agora, estou muito preocupado com o nosso futuro .

Ricardo Paiva disse...

Temos de olhar para o exemplo do nosso adversário que está a reerguer-se e a unir-se de novo em torno do emblema, pois consegui-o oito mil adeptos na bancada no último jogo da 3ª divisão nacional.
É tempo de tentar promover futuramente eleições no clube de forma a tomar um rumo ao clube.

Anónimo disse...

Passo a citar o Palmarés do Clube de Futebol Estrela da Amadora:

1 Campeonato da II Liga 1992/93

1 Taça de Portugal 1989/90

IIªDivisão B - Vencedor de Zona (87/88)

IIIªDivisão - Vencedor de Série (82/83)

1 Presença na Final da Supertaça Candido Oliveira

Presença em Competições Europeias (Taça Uefa & Taça dos Clubes Vencedores das Taças)

E várias vitórias em Torneios (Tanto a nível sénior como de formação em diversas modalidades do clube)

Depois de referir isto só quero acrescentar, há clubes que muito mais Palmarés que nós, sem dúvida, mas também há muitos que gostariam de ter o que nós temos, e disso nos devemos orgulhar! O Estrela não pode morrer!

Anónimo disse...

Infelizmente nesta altura talvez a única solução seja fazer o que o Salgueiros, Leça, Farense fizeram. Começar do "0" e vir por aí a cima novamente com os pés bem na terra.

Mas há que haver esperança na solução do processo de insolvência, caso seja aprovado de imediato na minha opinião, não deve ser eleita uma nova direcção, mas sim, uma Comissão Admistrativa, algo que cada vez mais existe em vários clubes e que tem sido muito proveitosa para muitos desses emblemas em situações complicadas como o CFEA. Um ano de mandato e ao fim desse ano os sócios (que tem de ser mais activos do que tem sido), votam se querem ou não a sua continuação, caso os elementos dessa Comissão estejam interessados obviamente.

Há pessoas com capacidade para voltar a dar ao CFEA a sua normalidade e a sua glória. Cheguem-se à frente sem medos e força, porque este clube merece.

JPS disse...

Antes de mais, Mea Culpa. Sim, também eu sou, por omissão, responsável pela situação a que o ESTRELA chegou.

Sou, porque durante demasiado tempo vivi o Clube apenas na bancada, limitando a minha militãncia TRICOLOR ao prazer de apoiar as nossas Equipas de Futebol, vibrando e sofrendo desde 1986.

No entanto e reconhecendo essa falha, olho para trás e continuo sem resposta para questões como:
- As últimas Direcções, no seu núcleo duro, não eram constituídas pelo mesmo grupo de pessoas ? Onde estão agora ?
- Não foi o Presidente da CMA responsável pela nomeação da Comissão Administrativa que agravou de forma decisiva os problemas do Clube ? Onde está agora ?
- Quem perdeu Eleições, soube apresentar-se ao longo dos anos como verdadeira alternativa ? Onde estão agora ?
- Quem sempre criticou, soube assumir e fundamentar em AG as críticas e suspeitas ? Onde estão agora ?

Infelizmente, também eu suspeitei que quem entrou no Clube estaria muito longe de ser solução, antes pelo contrário. Mas quem não sabe é como quem não vê e muitos como eu resignaram-se perante uma escolha entre pouco e nada.

Hoje, a situação é aquela que conhecemos, os que a conhecem, porque somos Portugueses e gostamos muito de OPINAR, mas quando toca a fazer... Todos os TRICOLORES querem salvar o ESTRELA, disso não duvido, mas quantos já deram um passo em frente para REALIZAR algo de útil em nome do Clube ? A falta de mobilização é mesmo um dos nossos principais problemas.

Esta Teia da Insolvência, mais um passo dado por quem nos guiou em direcção ao Abismo, deixa pouco espaço para respirar, até porque com a sorte que temos, saiu-nos a emenda pior do que o soneto. Mas, no que nos propomos fazer, há algo que temos de ter sempre presente: não faz quem quer, mas sim quem pode, até porque falar em falta de credibilidade é feio, quando quem fala já a perdeu.

Por Amor ao ESTRELA e mesmo tendo consciência de que seria preciso muito mais e melhor, não vamos deixar de resistir e lutar, porque só assim podemos ver a luz ao fundo deste enorme pesadelo.

Agora que comemoramos esta data Histórica, um dos dias mais Felizes da minha Vida, quero homenagear todos os que, neste momento crítico, não só não abandonaram o barco, como reforçaram a sua militãncia e continuam a lutar pela sobrevivência do ESTRELA, o nosso Clube do Coração. Sempre TRICOLORES...

(Mais um) Grande Trabalho do Miúdo João Palma !

Um Abraço
Jorge Pereira da Silva
Sócio 876

Anónimo disse...

Grande Post !

Unknown disse...

Parabéns a quem fez isto,foram dois grandes dias de festa,e eu e o meu falecido avô estavamos lá por trás da baliza,onde os apoiantes do Estrela estavam,ai viu-se a cidade da Amadora em peso...Belos tempos...

Sócio nº500 Pedro Rochinha.