02/09/10

12º Fórum dos Treinadores de Elite da UEFA.

Decorreu esta quarta-feira e prossegue esta quinta-feira de manhã em Nyon, Suiça, o 12º Fórum dos Treinadores de Elite da UEFA.

Nesta ocasião, os técnicos aproveitam esta oportunidade para trocarem opiniões sobre o actual panorama do futebol profissional.

O encontro que reúne os técnicos de alguns dos maiores clubes da Europa e treinadores de renome.

São eles: José Mourinho (Real Madrid CF), Jorge Jesus (Benfica), Jesualdo Ferreira (Málaga CF), Josep Guardiola (FC Barcelona), Sir Alex Ferguson (Manchester United FC), Carlo Ancelotti (Chelsea FC), Roy Hodgson (Liverpool FC), Claude Puel (Olympique Lyonnais), Didier Deschamps (Olympique de Marseille), Massimiliano Allegri (AC Milan), Claudio Ranieri (AS Roma), Felix Magath (FC Schalke 04), Thomas Schaaf (SV Werder Bremen), Martin Jol (AFC Ajax), Nikos Nioplias (Panathinaikos FC), Jean Fernandez (AJ Auxerre) e Thorsten Fink (FC Basel 1893).

O Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA foi lançado em 1999 e esta será já a 12ª edição do evento anual, onde os principais treinadores das grandes equipas europeias são convidados a partilhar as suas experiências e opiniões sobre inúmeros assuntos relacionados com o estado actual do futebol ao mais alto nível.

Destaco nesta noticia com alguma curiosidade o facto de os três treinadores portugueses que marcam presença nesta acção da UEFA já terem representado o Estrela da Amadora nas suas respectivas funções. Mas vamos por partes então:

José Mourinho, actual treinador do Real Madrid, foi primeiro preparador físico no Estrela na época de 1989/1990 na equipa técnica chefiada por João Alves que nesse ano levou o nosso clube à conquista da Taça de Portugal, na época seguinte (1990/1991) é promovido a treinador adjunto com Manuel Fernandes como treinador principal sendo no decorrer da época substituído por Jesualdo Ferreira. José Mourinho deixa o Estrela no final da época de 1990/1991 rumo ao Sporting.C.P onde aí se torna treinador adjunto, tal como Manuel Fernandes, de Bobby Robson.

Jesualdo Ferreira, que este ano também se mudou para Espanha para treinar o Malaga, como já atrás referi, chegou ao Estrela para assumir o cargo de treinador principal na época 1990/1991 que já decorria para substituir Manuel Fernandes por falta de resultados positivos, algo que com ele não se veio alterar, no final dessa época o Estrela depois de ter vencido a Taça de Portugal e de ter participado na Taça das Taças, volta a descer à II Liga. Apesar da descida Jesualdo Ferreira mantém-se no comando técnico Estrelista na época 1991/1992 onde o objectivo era regressar ao escalão máximo do futebol português, objectivo que Jesualdo não consegue atingir, e no fim dessa época abandona o Estrela, e ruma à Luz na época seguinte (1992/1993) para ser treinador adjunto de Toni no S.L.Benfica. Nessa mesma época de 1992/1993 o Estrela da Amadora regressa à I Liga pela mão do treinador que conquistou a Taça de Portugal em 1989/1990 João Alves.

Por fim Jorge Jesus, enquanto jogador fez a sua formação entre o Estrela e o Sporting.C.P, jogou no Estrela como jogador sénior nas épocas de 1985/1986 e 1986/1987, tendo terminado a sua carreira como jogador profissional dois anos mais tarde com a camisola do Almancilense.
Logo no ano aseguir a ter "pendurado as botas", Jesus torna-se treinador principal, ao serviço do Amora, cargo que exerceu desde 1989 até 1993, em 1993 vai para o Felgueiras, clube que acaba por abandonar em 1998, depois de 5 épocas consecutivas como treinador principal. E é em 1998 que Jorge Jesus chega ao Estrela para nessas duas épocas seguintes conseguir uma das melhores classificações de sempre do Estrela da Amadora na I Liga Portuguesa, o 8º Lugar.
Abandona a Amadora após dois anos de sucesso rumo a Setúbal para orientar o Vitória local.
Em 2000/2001 consegue subir novamente os Sadinos à I Liga, na última jornada da II Liga dessa mesma época, após uma vitória sobre a Naval 1º Maio por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado por Meyong no último minuto da partida, partida que conta com o recorde da maior assistência em jogos da II Liga Portuguesa, 30 mil espectadores tiveram presentes no Estádio do Bonfim no dia 27/05/2001.
Na época 2001/2002 Jorge Jesus consegue manter o Vitória de Setúbal na I Liga terminando a época no 13º lugar do campeonato que nessa época contava com 18 equipas.
É então em 2002/2003 que Jesus tem a sua última passagem pelo emblema Tricolor e uma passagem não muito feliz a nivel pessoal diga-se. O Estrela acaba por obter uma inesquécivel subida de divisão na última jornada do campeonato em Portimão, após bater o Portimonense por 2-3, com o golo da vitória a ser obtido já nos descontos na transformação de uma grande penalidade pelo brasileiro Doriva, mas novamente com João Alves sentado no banco Tricolor e dessa forma a conseguir mais uma subida de divisão ao serviço do Estrela, que no ínicio dessa época parecia que ia ser tão fácil, e no final de contas foi arrancada a ferros.
Até chegar aos dias de hoje, onde é treinador no S.L.Benfica e onde se tornou pela primeira vez como treinador campeão nacional, Jorge Jesus conta com passagens pelo Vit.Guimarães, Moreirense, U.Leiria, Belenenses e Sp.Braga.

Isto tudo aqui descrito são factos que fazem parte da história do nosso Estrela, mas também destes actuais treinadores de sucesso a nível nacional/internacional, que passaram por vários clubes enquanto jogadores e treinadores, mas para nós o mais importante, é que passaram pelo nosso Estrela da Amadora, e isso da nossa parte deve ser relembrado tal como aqui foi feito.
E por isso é bom para qualquer clube/instituíção ter o seu nome associado a pessoas/projectos de sucesso.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, informação muito detalhada. Parabéns!

Anónimo disse...

olá, tenho muito gosto em tornar-me membro deste belo fórum, efectuei este tópico para dar-me a conhecer aos os utilizadores!
Sou o João de Barrancos costumo jogar xbox 360, também adoro [url=http://www.pokersemdeposito.com/]Poker Sem Depósito [/url] e ver séries de Tv.......
Espero ajudar neste fórum nas discussões

Anónimo disse...

[url=http://najgraj.pl]Gry[/url]

[url=http://najgraj.pl]http://najgraj.pl/ru/profil,uzytkownika,alexandra.html
http://najgraj.pl/bg/opis,gry,2950,16,0.html
http://najgraj.pl/lv/opis,gry,2293,16,0.html
[/url]