05/09/10

O Estrela Europeu.

Foi a 19 de Setembro de 1990 que o Estrela da Amadora se estreou nas Competições da UEFA, mais concretamente na Taça dos Clubes Vencedores das Taças, contra o Neuchatel Xamax da Suiça. Competição da UEFA que se realizou pela última vez na época de 1998/1999, tendo sido a Lázio a levantar o troféu pela última vez, depois de vencer o Maiorca na final realizada em Birmingham por 2-1, com golos de Critian Vieri e Pavel Nedved para a equipa da Cidade Romana, já Dani Garcia fez o golo da formação das Ilhas Baleares.

Mas vamos ao que aqui importa que foi a participação histórica do Estrela da Amadora na época de 1990/1991, era então Manuel Fernandes o treinador Tricolor, e começou a lide europeia frente aos Suiços do Neuchatel Xamax.

A primeira mão realizou-se no Estádio José Gomes na Amadora e o resultado final foi um empate 1-1.
A 3 de Outubro de 1990 realizava-se a segunda mão no Estádio La Maladière em Neuchatel, Suíça.

Apurado para os Oitavos de Final o Estrela da Amadora iria defrontar o RFC Liège da Bélgica.

A primeira mão realizou-se em Liège, Bélgica, em 24/10/1990, tendo o Liège vencido o jogo por 2-0, golos de Malbasa (7m) e Milosevic (86m).
A segunda mão realizou-se na Amadora, em 07/11/1990, tendo o Estrela vencido o jogo por 1-0, golo de Duílio (33m), que não chegou para o Estrela passar mais uma Eliminatória da competição.

O Estrela da Amadora seria eliminado da competição, prosseguindo o RFC Liège para os Quartos de Final onde iria defrontar a Juventus, sendo eliminado.

Na Meia Final a Juventus é eliminada pelo Barcelona que veio a defrontar o Manchester United na Final. A Final que se realizou em Roterdão mais precisamente no De Kuip, casa do Feyenoord, foi ganha pelo Manchester United por 2-1, com os golos da formação Inglesa a serem apontados por Brian McClair. Para os homens da Catalunha marcou Ronald Koeman.

Bilhetes:


Video (by Sempre TRICOLORES):

3 comentários:

Ganso disse...

Tive a felicidade de ver 3 dos 4 jogos ao vivo...

Nunca mais me esqueço de ir à Suiça, ver um estádio com mais adeptos do Estrela (Emigrantes portugueses) do que Suiços. Na 1ª mão, na Amadora, o golo tricolor foi de Ricky.

Na Suiça, "era tudo nosso". Fui no avião da equipa.

Fiquei em choque ao ver que o nosso craque dessa época fumava mais que os antigos cacilheiros que atravessavam o Tejo (Miranda). E mesmo assim, em campo, não parou de correr e fez um cruzamento "TRIVELA" (sim, não foi o Quaresma que inventou isto LOL) para o golo do empate de Valério.

Nos penaltis, o heroi foi o Vital. O guardião vindo do Sporting e substituto do Melo.

Infelizmente este mesmo heroi, na Bélgica deu um franguinho. E fomos eliminados por um golo na soma dos jogos (1-2).

Lembro-me ainda, com tristeza, que o Estrela, uma época após a vitória na Taça e na mesma época em que estava na Taça das Taças, foi despromovido juntamente com Belenenses e outros...

Foram preciso 2 épocas para voltar ao escalão principal. Foi a ultima época em que vi o estádio constantemente cheio. Estrela-V.Setubal (0-0) quando ambos subiram e o estrela foi campeão da 2ª Divisão de Honra.

Saudações Tricolores.

Unknown disse...

Bons velhos tempos...

Saudações Tricolores.sócio nº500 Pedro Rochinha.

Anónimo disse...

Depois vieram os gananciosos, aqueles que só queriam o dinheiro, ou melhor, o pouco dinheiro que o clube tinha, e não se preocuparam com mais nada, e a historia já sabemos como é, e na proxima semana, saberás como acabará.