28/10/09

A justiça em Portugal é igual para todos? (Capítulo.......)

Nos últimos dias veio a publico pelos orgãos de comunicação social desportiva casos de clubes, mais concretamente Belenenses e Naval 1º de Maio, com dividas e ex-jogadores, e mais grave ainda, a omissão dessas mesmas dividas à L.P.F.P. Passo de seguida a aprofundar mais as duas noticias:

Multa por falsas declarações

A Naval foi multada em 10 000 euros por ter prestado falsas informações à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no preenchimento dos pressupostos financeiros.

De acordo com o comunicado da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, o clube da Figueira da Foz foi punido por "ter prestado dolosamente falsas informações através dos seus representantes legais à Liga Portuguesa de Futebol Profissional em matéria de cumprimento salarial".

Nos requisitos financeiros para a época 2009/2010, um clube poderia apresentar dívidas a jogadores ou treinadores, caso existisse um acordo escrito de regularização com o reconhecimento presencial da assinatura do jogador.

A Naval declarou que não tinha dívidas salariais a jogadores e treinadores, mas, de acordo com o mesmo documento, o clube "sabia que, à data de 24 de Maio de 2009 e em referência à época desportiva 2008/2009, não tinha pago a um dos seus jogadores a prestação salarial referente ao mês de abril de 2009".

Jornal Record, Segunda-Feira, 26 Outubro de 2009.

Belenenses em Tribunal por dívida a ex-jogadores

Sindicato juntou queixas de ex-atletas. Acordo feitos para inscrever equipa em causa. Presidente Viana de Carvalho lamenta.

O Belenenses deverá ter de responder em breve em Tribunal por dívidas a ex-jogadores, que se juntaram para, em conjunto, accionarem os mecanismos legais. Falamos de ex-jogadores com quem o Belenenses chegou a acordo de pagamento de verbas em atraso para que pudesse inscrever a equipa na Liga.

Só hoje deverá ser conhecido o número de jogadores que se vão juntar nesta acção conjunta, sendo certo que muitos foram pedindo a ajuda do Sindicato, que agora patrocinará a acção.~

"O processo segue os trâmites normais. Os jogadores reportaram a sua situação e o Belenenses foi interpelado. À falta de resposta, os jogadores entendem que devem continuar a defesa do seu direito no local próprio, que é o Tribunal Cívil", explicou Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores.

Viana de Carvalho, presidente do Belenenses, eleito a 10 de Maio, reagiu com decepção à notícia: "A SAD teve no último exercício um prejuízo brutal. Queremos honrar os compromissos, mas não se consegue de um mês para o outro. Não temos qualquer informação sobre essa possível acção, mas a confirmar-se esperava outra compreensão dos jogadores em causa. Se forem para Tribunal, lamento", disse. E em relação à presente época, frisou o "enorme esforço para ter os ordenados em dia".

Jornal Abola, Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2009.

Duas notícias muito engraçadas não haja dúvida. Viva a L.P.F.P e o seu presidente que ao mesmo tempo é presidente da Camâra Municipal de Oliveira de Azemeis, sr.Herminio Loureiro!

Fiquei particularmente emocionado com o discurso do presidente do clube do restelo, Viana de Carvalho. Em Julho ou lá o que era estava tudo em ordem, agora já tem dificuldades em pagar e mais não sei o quê. Acho que a II Divisão Zona Centro e Zona Sul e por aí adiante ainda tem de albergar mais equipas, isto se, a justiça neste país de facto EXISTIR!!!

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS: ESTRELA SEMPRE!!!

7 comentários:

CFEA1932 disse...

Despromoção já para estes filhos da puta da Naval e dos Pasteis!!!

Isto é muito mais grave, tal como o Estrela não pagaram, e ainda mentiram forte e feio!!!

Esse Viana de Caralho ou de Carvalho, tal como referis-te, em Junho tava tudo bem e a merda do Belenenses nadava em dinheiro, agora já tão de tanga!!!

Vão se foder todos porra!!!

Ricardo Paiva disse...

A II B espera-os é tudo uma questão de tempo.

rms disse...

Nada como lembrar de algumas coisas:

No Comunicado Oficial Nº 186/08-09, muito conhecido por “Pressupostos Financeiros – Época 2009/2010” exigia no Ponto 8, relativamento ao processo de candidatura dos clubes, o seguinte: “ Declaração emitida pelo clube ... da inexistência de situação de dividas salariais ajogadores ... comreferência á epoca 2008/2009”.

E no capítulo IV diz “ Os eventuais incumprimentos constituem fundamento de impedimento de participação, desclassificação para a divisão inferior, perda do direito de promoção ou de exclusão das competições profissionais...”


Recordo-me das palavras do Sr. Joaquim Evangelista às Lusa em 24 de Junho:
"Toda a gente está à espera de uma resposta adequada àquilo que foi a situação de incumprimento. Não acredito em milagres. O trabalho tem de ser feito ao longo da temporada. A verdade é que seria imoral se o Estrela, não tendo cumprido ao longo da temporada, viesse agora a ter um tratamento anormal", referiu.

Ou ainda o Presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, ao Jornal Jogo em Julho de 2009:
Questionado sobre a eventual participação do Estrela da Amadora no sorteio das competições profissionais, Hermínio Loureiro disse que “fica triste”, mas os pressupostos estão definidos.
“Os pressupostos foram definidos em Assembleia-Geral e tem a ver com as exigências associadas ao rigor. Se os clubes cumprirem esses pressupostos podem participar”, realçou.

Enfim....
Como está podre o nosso futebol profissional :-(

REVOLTANTE

Anónimo disse...

A BOLA sabe que a Comissão Executiva da Liga admite afastar figueirenses das provas profissionais. Cenário só possível se o Conselho de Justiça confirmar decisão da Comissão Disciplinar.

A condenação da Naval na Comissão Disciplinar (CD) da Liga por prestar declarações falsas quando apresentou os pressupostos financeiros para participar nas competições profissionais pode vir a ter consequências bem mais graves que a multa de 10 mil euros anteontem anunciada. A BOLA apurou que se o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (para o qual o clube da Figueira da Foz já anunciou que vai recorrer) confirmar a decisão inicial, o cenário mais provável é que a Comissão Executiva da Liga seja obrigada a excluir a Naval das suas provas.

O caso surgiu depois de uma denúncia do jogador Igor, que representou a Naval na época passada. O clube terá, no final da época passada, garantido à Liga que todos os salários em dívida aos seus profissionais já teriam sido objecto de acordo para serem pagos mais tarde. Igor negou que tenha assinado qualquer acordo e a CD da Liga deu como provado esse facto. Como consequência, condenou os figueirenses ao pagamento de uma multa.

A Naval vai recorrer para o CJ, alegando que o acordo existia e que sempre esteve de boa fé, admitindo no entanto negligência, mas nunca dolo - argumentos já utilizados em primeira instância, mas que não colheram. Em causa, no entanto, está mais que a simples multa. A CD da Liga remeteu a sua decisão para a Comissão Executiva, que autorizara a Naval a participar no campeonato. Mas tê-lo-á feito com base em informações falsas. Assim, o cenário mais provável, sabe A BOLA, será o afastamento do clube das competições profissionais de 2010/2011.

Defendem os figueirenses que não há motivo para que isso aconteça, uma vez que a punição por prestar declarações falsas está prevista no regulamento disciplinar da Liga e já gerou o castigo que deveria acontecer. De qualquer forma, é um caso que está para durar. Com os prazos de recurso e o tempo para analisar o processo, o CJ deverá demorar cerca de seis meses para deliberar - o que atira qualquer decisão, na melhor das hipóteses, para Abril de 2010.

Fonte: A Bola

John Wakefield disse...

espero que exista coerencia. a lei tem que ser aplicada a todos ou será que ainda estamos no Antigo Regime?
e há certos clubes da primeira liga que nao sei como é que conseguiram voltar a inscrever-se.
volto a dizer, é preciso acabar com o chico-espertismo no nosso futebol mas tb nao é só nos pequenos mas sim tb nos grandes. nao pode é haver medo, e isso tem existido nos ultimos tempos.

Anónimo disse...

Nesta altura ninguém vai cair!!! Não sejam tótós e parem para pensar. AGORA??? E a confusão que se haveria de instalar - gajos que já jogaram com eles e ganharam e óbviamente não querem perder os pontos, outros que perderam e querem esses mesmos pontos, na 2ª B não há encaixe de calendário, e ninguém pode ser corrido,; nem da 2ª liga, claro, etc, etc, etc,...
FOI ENCOMENDA DESDO O INÍCIO E QUE SE FODEU FOI O CFEA!!!
Puta que os pariu a todos.

Anónimo disse...

E o ainda-presidente, ex-presidente, desaparecido-presidente do Estrela agora não denuncia estas situações? Anda caladinho que nem uma rata...
Ass: O ANTICHULOS