13/10/09

Liga Intercalar 2009/2010.


O sorteio da Liga Intercalar de futebol - Zona Sul - para a época 2009/2010, que se realizou ontem na sede da Federação Portuguesa de Futebol, decorreu com a participação de apenas cinco clubes, o que viola o próprio regulamento da prova!

Com base no regulamento, a Liga intercalar "tem a participação de Clubes e/ou SAD's no mínimo de seis e no máximo de dez, que irão disputar um "campeonato de inverno e um campeonato de primavera, a uma volta, cada um por pontos".

O regulamento foi elaborado pela Associação de Futebol de Lisboa, entidade que organiza a competição, na qual vão participar cinco clubes: Estrela da Amadora, Benfica, Sporting, Belenenses, e Mafra (vencedor da zona sul da época passada).

O campeonato de inverno iniciar-se-á a 21 de Outubro de 2009 (1ª jornada) e terminará a 6 de Janeiro (5ª jornada), enquanto campeonato de primavera, que será a segunda volta do primeiro, com a participação dos mesmos cinco clubes, arrancará a 27 de Janeiro de 2010 e findará a 24 de Março.

O primeiro e segundo classificados de cada uma daquelas competições irão participar num "play-off", em campo neutro, que oporá, nos quartos de final, a disputar a 7 de Abril de 2010, o vencedor do campeonato de inverno e o segundo classificado do campeonato de primavera", bem como o segundo classificado do campeonato de inverno e o vencedor do campeonato de primavera.

Na eventualidade de coincidência entre primeiro e/ou segundo classificados nos dois campeonatos, será atribuída a presença no "play-off" ao clube/SAD que, no conjunto das duas provas, obtiver maior número de pontos.

A meia-final, que equivalerá na prática a uma final da Zona Sul, realizar-se-á a 14 de Abril de 2010 entre os vencedores dos dois jogos dos quartos-de-final, e ditará qual a equipa que vai disputar a final, a 28 de Abril, em Lisboa, frente ao vencedor da Zona Norte.

A violação do regulamento, que impõe a participação de um número mínimo de seis clubes, foi minimizada pelo presidente da AFL, Carlos Ribeiro, que justificou o motivo de só estarem inscritos cinco clubes.

"Estávamos a pensar ter sete clubes, os cinco que vão participar mais o Estoril, que só na sexta-feira nos informou que não participaria, e o Desportivo de Fátima, que voltou a confirmar a presença e depois acabou por não se inscrever" explicou.

Carlos Ribeiro não se atrapalha com a violação do regulamento ao dizer que a prova vai decorrer "como se fossem seis equipas", revelando toda a abertura da AFL para "facilitar a vida aos clubes" em relação "à utilização
de jogadores, à idade destes, aos campos a utilizar", de modo a que a prova não seja "pesada" para aqueles, "quer administrativamente quer financeiramente".

O líder da associação lisboeta lembrou que o Distrito de Lisboa tem "três equipas na Liga principal e uma na II Liga", ou seja, quatro equipas, o que "obrigou a recorrer a uma do Norte, que seria o Fátima, e outra do Sul, que seria o Vitória de Setúbal, mas este "atravessa graves dificuldades económicas".

Não obstante, Carlos Ribeiro considerou que a prova é útil para "o desenvolvimento do futebol", na medida em que "pode ser utilizada tanto por jogadores juniores para lhes dar mais competição" quer por "outros menos utilizados nos plantéis principais".

Entretanto, foram introduzidas, segundo Carlos Ribeiro, algumas alterações ao regulamento da época passada "no sentido de harmonizar as zonas norte e sul", depois de "terem surgido algumas dúvidas" em relação ao apuramento para os "play-off".

Outras alterações têm a ver com a permissão de utilização "até quatro jogadores com idade sub-21, desde que tenham contrato com o clube participante", mesmo que estejam emprestados a outro, e com obrigatoriedade dos clubes ou SAD's inscreverem na ficha técnica do jogo "três jogadores com contrato profissional, sendo que em cada jogo terão de ser utilizados pelo menos dois desses jogadores".

Em relação às substituições, para além das habituais três durante o jogo, são agora permitidas mais três durante o intervalo de cada jogo.

Nesta 1ª jornada da competição de Inverno, o Estrela vai se deslocar curiosamente a Mafra novamente, e o Belenenses vai jogar no Seixal com o Benfica. O Sporting fica de fora nesta jornada. Jogos marcados para o próximo dia 21 de Outubro.

3 comentários:

John Wakefield disse...

Estamos mto mal a nível financeiro e económico. esta competição não nos trará mais prejuízos? é que se sim, mais vale abandoná-la porque é uma competição sem valor. ninguém liga a isso.
Se outros clubes da zona Sul abandonaram... acho que o Estrela deveria seguir o mesmo caminho.

marco vaz disse...

apesar de poder haver despesas penso que seria benefico para o clube esta competiçao, porque assim poderiamos observar varios jovens da equipa de juniores, para poderem dar o salto para a equipa principal...

VAZ CASACA SOCIO 5O8.... disse...

ESTIVE AUSENTE DURANTE ALGUM TEMPO, EM RELAÇAO A ESTA COMPETIÇAO SABENDO QUE IRIA TRAZER MAIS DESPESAS E REDUZIDAS DESPESAS, ALIAS COMO HABITUAL NESTE TIPO DE EVENTOS, SERIA POSITIVO PARA FAZER OS NOSSOS ATLETAS SAIREM DO ANONIMATO E ASSIM EVENTUALMENTE SEREM OLHADOS COM OUTRO ATENÇAO E NO FUTURO ENTRAREM NO TOP DO FUTEBOL PORTUGUES E ASSIM COMO NO PASSADO CRIAREM ALGUNS DIVIDENDOS AO NOSSO ESTRELA DE AMADORA...SEMPRE ESTRELA...SOCIO 5O8...VAZ CASACA......