06/03/10

"O ESTRELA não desapareceu..."

"Desde muito novo que aprendi a gostar do Estrela da Amadora. Posso dizer que sigo este clube há 23 anos. Tenho 29! A maior parte da minha vida foi feita a tentar saber coisas do clube. Gritar nas vitórias, ficar triste nas derrotas e exultar quando vencíamos equipas de maior nomeada! Foi um orgulho imenso ir ao Jamor e ver um estádio cheio, com apoiantes de equipas ditas pequenas! Tenho na memória ir para as imediações do Estádio José Gomes e ver milhares de pessoas "abraçadas" por um único objetivo: parabenizar e felicitar os nosso heróis! Talvez tenha sido aí a queda do Estrela. Sonhámos com coisas impossíveis. Quiseram fazer deste pequeno clube, um clube (demasiado) "grande".

Mas, ao longo dos anos, vi que o Estrela era um equipa respeitada, quer pela sua formação, quer pelas suas equipas lutadoras, quer pelos seus adeptos, que tendo o único estádio sem vedação, nunca provocaram problema algum. Era normal ir à Amadora e ver no estádio mais de 15 mil pessoas por jogo e agora... provavelmente nem 1% disso. O que terá acontecido? Será que as pessoas desapareceram? Deixaram de gostar do Estrela? Não acredito!

O Estrela será, acredito, dos clubes que reúne mais simpatia entre os adeptos do futebol! Quantos grandes nomes passaram pelo Estrela! Rui Águas, Chalana, Abel Campos, Vata, Calado, Abel Xavier, Jorge Andrade, Duílio, Melo, Gaúcho, Rebelo, Ricky... entre tantos outros! Havia orgulho em vestir a camisola do Estrela! E agora? Existe receio, descrédito. Enfim... muitas coisas que me fazem ficar triste. Não deixei de ir apoiar o Estrela ao Estádio. Não desisti! Acredito que o Estrela voltará a ser "grande" e acredito que o nome do Estrela da Amadora deixará de andar a ser arrastado na lama por causa de um número de pessoas que ou por falta de conhecimentos, ou por interesse, deixaram que o clube chegasse a este ponto.

Fico triste pela comunicação social só se interessar pelos clubes mais pequenos, somente quando acontecem problemas. Custa comprar um jornal desportivo (qualquer que seja ele) e ver que os ditos grandes ocupam mais de metade do jornal com todo o tipo de informações, muitas delas fúteis e sem valor "jornalístico"! Acho que serão os meios de comunicação social, um dos principais culpados pela distância que existe entre os grandes e os mais pequenos. Existem pessoas que só têm um clube, como eu, que só sou do Estrela! Haverá pessoas do Farense, do Boavista, do Salgueiros, do Tirsense, do Moreirense. Parece que estes clubes por estarem em divisões inferiores, já não merecem figurar nos jornais... porquê? Não haverá jogadores com enorme valor nestes clubes? Não haverá histórias que merecem ser contadas? Será que não haverá notícias "publicáveis" que não sobre os problemas financeiros destes clubes?

Há um problema muito grave no futebol português! Os pequenos serão sempre pequenos, por mais que lutem para se levantarem, há sempre entidades que parece que querem que estes clubes desapareçam! Porque é que não deixam o Estrela inscrever juniores? Fazem parte do clube. O Estrela tem no plantel principal, cerca de 16 heróis, que não desistiram e lutam domingo a domingo pela camisola do Estrela! E depois há clubes grandes que pagam milhões e milhões por jogadores desconhecidos e pagam-lhes centenas de milhares de euros de ordenado. Ordenados esses que até davam para pagar a um plantel inteiro de um clube destes!

Fico triste com isto tudo. Ver o clube que aprendi a gostar a desaparecer aos poucos, a ser falado pelas piores situações sem haver quem tenha coragem de colocar este(s) clube(s) no lugar que merece(m)! Tantos jogadores importantes que por aqui passaram e nenhum disposto a ajudar, a dar a cara pelo clube, mais que tudo, tentar que o clube tenha um pouco mais de crédito!

Força Estrela! Voltarás a ser Grande... para mim nunca o deixaste de ser..."

Tiago Dias, de Almada, e Sócio do nosso Estrela da Amadora!, na rubrica "Escrevem os leitores" do Jornal Record Online (Link).

Caro Tiago um abraço para ti, e que este grande amor teu, meu e de outros tantos verdadeiros Estrelistas, continue a superar tudo e todos para de novo levantar este clube e voltar a ser o que já foi no passado!!! ESTRELA SEMPRE!!!

5 comentários:

Tiago Dias disse...

Obrigado!!!O Estrela continua a ser grande e não suporto ver o nome do Estrela ser sempre falado pelas piores razões!!!!O estrela é nosso e para nós é o maior clube do Mundo!!!Este texto "é meu",mas podia ser de todos os sócios e simpatizantes do Estrela.Somos nós que temos o poder de não fazer desaparecer o Estrela nem deixá-lo morrer!!!Como no lema do Liverpool...YOU´LL NEVER WALK ALONE!!!!
Força Estrela e um abraço a todos os sócios e simpztizantes do Estrela e deixemo-nos de ataques e respostas a quem nos vem gozar!em bom português:Caguem neles.Mais importante que isso é o nosso Estrela,não é preciso vir mais ninguém atirar atoardas para nos magoar!

Paulo T disse...

Obrigado João, vamos continuar nesta luta todos os domingos e qd for preciso , abraço !

Ganso disse...

Bom texto Tiago. Eu sinto o mesmo. Tenho apenas mais um ano que tu, sou tambem SÓ Estrela.

Fui à final, finalissima, e aos 4 jogos da taça das taças.

Os meus pais sofreram muito com o meu fanatismo :) e a carteira deles também...

Infelizmente, o futebol português é assim, as péssimas gestões do nosso CFEA nos ultimos anos e a ganância fizeram com que o nosso clube estivesse na situação que está.

O clube não vai acabar. Não acredito. Às vezes penso se não seria melhor fazer como o Salgueiros, o Maia, o Imortal, Farense, etc... Acabar com o CFEA passando a responsabilidade das dívidas a quem arruinou o clube. E criar o CFEA 2010 e recomeçar de novo. Os exemplos que dei anteriormente, principalmente o Salgueiros, são casos de sucesso!

Mais vale 7 anos a subir degrau a degrau, com uma boa gestão, do que estar na "merda" o resto da vida na 2ª divisao. Pois se continuamos com dividas, mesmo que subissemos à Liga Honra, eramos corridos outra vez à 2ª pois não podemos jogar em provas profissionais.

Saudações tricolores

PS: Peço desculpa se dei alguma bacorada sobre a gestão Salgueiros, mas foi assim que eu percebi que eles fizeram.
PPS: Na 2ª divisão distrital, o Salgueiros teve uma média de 7mil adeptos por jogo. Contra um bairro rival do Porto, eles foram jogar ao Bessa e num jogo do ultimo escalão conseguiram 15 mil adeptos.

CE3AP disse...

Tenho 33 anos, desde 1989 comecei a ir ao José Gomes por iniciativa própria (vivia então no Cacém).
Lembro-me do 1º jogo que fui ver, um Estrela-Feirense que vencemos por 3-0. Foi uma época daquelas que "enamoram" como dizemos por aqui (vivo actualmente na Catalunha)...
A partir daí nao abandonei este clube, ano após ano fui crescendo e o amor por estas cores também. Deixei de lado um "benfiquismo" que não quis herdar do meu pai. Vibrei, desfrutei e sobretudo comecei a gostar de ver futebol, de ir aos estádios graças ao nosso clube, à nossa casa que é o José Gomes.
Sei que é fácil neste momento dizer todas estas coisas, quando se perde algo é quando damos valor e nos lembramos do que tínhamos.
Fiz-me sócio deste clube apesar de termos descido na época 90/91, para mim não me importava o facto de já nao poder ver Benficas ou Sportings na nossa casa ... porque a mim só me importava 1 coisa, o CFEA.
A temporada de 92/93 ficará sempre nas minhas lembranças, uma das que eu mais desfrutei, adorava aos meus 16 anos juntar-me com os Ragazzi Tricolor, e que bela forma de dar cor e ambiente ao nosso estádio (sempre fui um revoltado por não sermos uma massa associativa ruidosa).
Os anos foram passando e sempre continuei a apoiar o clube, a delirar com vitorias aos 3 "grandes" como naquela famosa temporada em que nenhum deles passou na Reboleira, lembram-se?
Tentei junto de 2 ou 3 velhos conhecidos (dos tempos dos Ragazzi Tricolor) formar um novo grupo de apoio, surgiu a Brigada Tricolor mas em 2002 já o clube estava "podre", já o clube estava a morrer e ninguém queria ser do Estrela, ninguém queira ir ver os jogos e gritar um pouco pelo nome e cores do nosso clube ... nem com entrada gratuita, nem com viagens praticamente pagas aos outros campos do país ... o destino estava traçado.
Em 2003 já perto do final do ano saí de Portugal por questões pessoais, mesmo assim continuei a dizer a tudo e a todos, apesar dos muitos kms que nos separam que o meu clube em Portugal chamava-se ESTRELA da Amadora. Nunca tive vergonha em o fazer quando as gentes daqui me perguntavam se era do Porto ou do Benfica.
Nestes últimos anos passei mais tempo a viver as nossas velhas glórias, recordando feitos ou simplesmente alguns jogos em conversa (chat) com 1 ou outro velho amigo estrelista porque embora digam que se deva olhar para a frente porque se vive do futuro, eu neste caso prefiro o passado, um passado que me permitiu sonhar ... e como recordar é viver, eu recordo os bons velhos tempos do nosso clube, da nossa massa associativa e do futebol português em geral.
É triste chegar aos 33 anos de idade e olha para trás, pensar e reconhecer, o futebol português tal como está montado é uma merda, não merece a pena sequer perder tempo com ele.
Os filhos nascem, crescem e morrem, e eu posso dizer que o meu filho ESTRELA nasceu para mim em 1989, cresceu comigo e neste momento está à beira da morte, mas ficará para sempre nas minhas recordações como uma das coisas mais bonitas que tive.
Obrigado a todos os tricolores de verdade, hoje somos poucos mas antes já fomos milhares e milhares.
Somos e seremos sempre tricolores, como disse há uns anos atrás um amigo meu do Salgueiros: "O futebol para mim morreu quando decidiram matar o meu Salgueiros!".

César Antunes - Girona (Catalunha)

Anónimo disse...

O pessoal do futebol não recebe há dois, três meses? Não há carrinha, têm que ir de carro para os jogos?
É inadmissível.
Mas, assim como não há só clubes grandes, e se devia prestar mais atenção aos pequenos, também não há só futebol.
Sabem há quanto tempo não recebe o pessoal do ténis de mesa? Pois é: já não se mede em meses, mas em anos. E trabalhando todos os dias, incluindo fins de semana, dados gratuitamente ao clube.
Sabem o que os miúdos e pais gastam para poder ir jogar de norte a sul, elevando bem alto o nome do clube e trazendo troféus e medalhas em praticamente todas as competições. É tudo do bolso dos treinadores, dos atletas e suas famílias.
Se há amor à camisola, ele pode bem medir-se pelo tempo e dinheiro dados dia após dia, semana após semana, mês após mês, desde muito antes do novo administrador judicial.
Ponham os olhos nestes heróis, todos os que gostam do estrela. Dificilmente encontrarão quem tenha dado mais ao clube.

Um amigo do Estrela.