16/12/09

Assembleia Credores aprova proposta de apresentação de plano de recuperação.

A assembleia de credores do Estrela da Amadora aprovou hoje a proposta do administrador de insolvência de apresentação, no prazo de 90 dias, de um plano com vista à recuperação daquela associação desportiva.

O administrador de insolvência, Paulo Sá Cardoso, considerou que será possível ultrapassar a situação de insolvência, mas alertou que, para isso, "tem de haver dos credores não trabalhadores uma benevolência relativamente aos seus créditos".

Essa benevolência incluiria o perdão de juros, um período de carência de pelo menos dois anos no pagamento e uma renegociação da dívida, com prazos de pagamento a longo prazo.

Se assim não for, a venda dos activos do Estrela da Amadora só chegará para pagar a credores privilegiados e, ainda assim, não todo o crédito, advertiu Paulo Cardoso.

A proposta de apresentação do plano de solvência foi aprovada por maioria, com um voto contra de um credor e a abstenção de três credores, um dos quais o Estado.

O representante do Estado afirmou que não votou a favor e absteve-se devido a um dos pressupostos do plano, adiantando que o Estado deverá votar contra o plano de solvência se este incluir perdão dos juros, um período de carência dos créditos e perdão de parte do capital em dívida.

Manuel Teixeira, advogado do Estrela da Amadora, chamou a atenção para que, do balancete reportado a 30 de Setembro de 2009, constam dívidas que rondam os 14 milhões de euros, mas os créditos reclamados ascendem a 51 milhões de euros.

O administrador de insolvência indicou que "contabilisticamente estava tudo bem, mas isso por si só não diz nada", e revelou que está neste momento em curso uma auditoria à contabilidade do clube, particularmente aos fluxos financeiros, que deverá estar concluída a 30 de Janeiro.

Paulo Sá Cardoso indicou que, "milagrosamente em seis meses", os créditos fiscais passaram de pouco mais de oito milhões de euros para mais de 12 milhões de euros, admitindo que essa situação possa estar relacionada com receitas penhoradas que não foram recebidas pelo Estado.

Na apresentação do relatório, o administrador de insolvência enumerou as actividades do clube, nomeadamente os desportos amadores com maior historial, e recordou que a sala de bingo registou nos últimos anos um grande decréscimo de receitas, mas é hoje praticamente a única fonte de rendimentos do Estrela da Amadora.

Observou que, com a descida da equipa de futebol para a segunda divisão, o clube perdeu receitas de cerca de 2,5 milhões de euros de transmissões televisivas, de publicidade, de patrocinadores e outras, observando que a única modalidade que hoje tem um patrocínio é o ténis de mesa.

Paulo Cardoso salientou, contudo, que a situação difícil do Estrela da Amadora "não vem de agora" com a descida de divisão, porque o "clube viveu acima das suas possibilidades, não havia uma gestão criteriosa".

Indicou que o clube perdeu um subsídio às modalidades amadoras da Câmara Municipal da Amadora, que rescindiu o contrato alegando que as verbas não eram gastas nos fins a que se destinavam, o que é verdade porque eram sucessivamente penhoradas e não chegavam ao clube.

O administrador de insolvência assinalou que os passivos causaram penhoras ao longo do tempo, situação que limitava as receitas e aumentava os incumprimentos.

Paulo Sá Cardoso defendeu que para recuperar o Estrela da Amadora é preciso repensar os activos do clube para os rentabilizar, citando a necessidade de redimensionamento e reaproveitamento da sala de jogo de Bingo, a possibilidade de alugar de espaços e a dinamização de actividades em espaços disponíveis, como zonas comerciais, ginásios, exposições e espectáculos.

Como o clube não tem disponibilidade para investir, o administrador de insolvência defendeu o desenvolvimento dessas actividades através de parcerias, opção que considerou ser melhor do que vender activos.

Apontou ainda para a reabertura da loja e do restaurante e para a angariação de mais sócios.

Paulo Cardoso assinalou que a prevista chegada do metropolitano até à zona onde o clube tem as suas instalações contribuirá para viabilizar estes projectos.

14 comentários:

rms disse...

A Assembleia ao incumbir o Administrador de apresentar um plano de insolvência não deixa de ser uma boa noticia e um indício de que esta novela poderá terminar bem pro Estrela - assim espero.

Relembro que hoje poderia ter acontecido o nosso maior receio. A Assembleia de hoje só poderia ter terminado numa de 2 formas: Encerramento e liquidação do património ou manutenção em actividade e elaboração de 1 plano de insolvência (grosso modo - plano de pagamento das dividas).

É certo que o processo não terminou e que esse mesmo plano terá também de ser aprovado pelos credores, sob pena de voltarmos ao pior cenário. Mas o que se decidiu hoje poderá ser uma oportunidade do Estrela se re-erguer. Assim se faça um plano viável e haja alguma colaboração dos credores em, sem se prejudicarem, permitir que o Estrela da Amadora continue a viver e brilhar por muitos e bons anos.

Finalmente constato com agrado algumas ideias pro futuro defendidas pelo Administrador.

Por outro lado torna-se também patente o muito mal que fizeram ao Estrela todas estas direcções e não posso deixar de re-lembrar um senhor que lá está, vai pra 40 anos, que é presidente da Assembleia Geral e que durante este tempo todo assistiu ao declínio da Instituição, sem nunca ter feito nada que o contraria-se. O Sr. Andrade Neves, pelo menos por omissão é responsável por tudo o que se tem passado no Estrela nos últimos anos.

Acredito que o ESTRELA vencerá mais esta batalha.

VAZ CASACA SOCIO 5O8... disse...

ESTIVE NOS ULTIMOS TEMPOS OBSERVANDO E ESPERANDO O QUE EVENTUALMENTE ACONTECERIA HOJE NA ASSEMBLEIA DE CREDORES, GANHAMOS UMA BATALHA MAS NAO A GUERRA ESSA VAI CONTINUAR E ACREDITO QUE OS VERDADEIROS ESTRELISTAS SAIRAO VITORIOSOS. POREM ESTAMOS NA HORA DA VERDADE E ESSA CHEGARA DAQUI ALGUNS TEMPOS E PENSANDO SEMPRE ESTRELA DE AMADORA, VAMOS ACREDITO CONTINUAR E HONRAR OS HOMENS E MULHERES QUE SEM OBJECTIVOS E INTERESSES PESSOAIS LANÇARAM AS SEMENTES DESTA INSTITUIÇAO DE INTERESSE PUBLICO E MAIORITARIA DO CONCELHO DE AMADORA E FREQUESIAS A VOLTA.PARA TAL TODA A ESCUMALHA E PARASITAS, DIGO MELHOR,CHULOS,CANALHICE, E GENTE VIVENDO DE ESQUEMAS A SOMBRA DA BANDEIRA TRICOLOR, TERAO QUE SER CORRIDOS DA NOSSA INSTITUIÇAO.EM RELAÇAO AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL E FIEL DEPOSITARIO DOS VOTOS E PROCURADOR DOS ASSOCIADOS, A MUITO QUE DEIXOU DE ACORDO COM OS ESTATUTOS DO CLUBE,POR MOTIVOS QUE DESCONHECO,DE ESTAR A CUMPRIR COM OS SEUS DEVERES DE INDEPENDENCIA E LEALDADE AO ESTATUTOS DO ESTRELA DE AMADORA.QUANTO ALGUNS PSEUDO CREDORES RECLAMANDO DIVIDAS, ESSES CONHECOS SOBEJAMENTE, JA NAO CONSEGUEM ENGANAR NINGUEM, VIVEM DE JOGADA BAIXAS E COMPADRIOS INSTALADOS.....................VAZ CASACA...SOCIO...5O8...............

VAZ CASACA SOCIO 5O8..... disse...

OBSERVANDO E ANALISANDO OS COMENTARIOS DO GESTOR JUDICIAL,PAULO SA CARDOSO, ESSES SAO REALISTA E OBJECTIVOS DESDE A MUITO QUE SABEMOS QUE VIVEMOS ACIMA DAS NOSSA RECEITAS E OS INDIVIDUOS QUE PASSARAM NOS ULTIMOS VINTE ANOS NA GESTAO DO CLUBE, GASTARAM SEM RESPONSABILIDADE E BOM SENSO, MELHOR ERA TUDO A PALA E SEM RESPONSABILIDADE, ALIAS TORNOU-SE OFENSIVO E VERGONHOSO COMO ESTE TIPO DE GENTE, ESTAVAM GASTANDO AQUILO QUE NAO EXISTIA E NAO LHE PERTENCIA, ISTO CHAMA-SE CRIME E FALTA DE SERIEDADE, MAS CHEGOU-SE AO CUMULO DE VIAJAR COM PROSTITUTAS E O CLUBE ESTRELA DE AMADORA, PAGAR OS SERVIÇOS PRESTADOS,MAIS TENHO PARA FALAR, ESPERO O LUGAR PROPRIO , ASSEMBLEIA DE SOCIOS, PARA DESMACARAR ESTES IMBECIS E HABILIDOSOS.....VAZ CASACA...SOCIO...5O8...............

VAZ CASACA SOCIO 5O8... disse...

QUANTO A DIVISAO DO PATRIMONIO DO ESTRELA AVALIADO EM 6 MILHOES EUROS, PELOS CREDORES SE NAO ACONTECER UM ENTENDIMENTO REAL E SUSTENTAVEL, O PRINCIPAL E PRIMEIRO A COMER DO BOLO SERAO SEMPRE AS INSTITUIÇOES PUBLICAS, EX.,FINANÇAS. SEGURANÇA SOCIAL, BANCOS, E DEPOIS O RESTANTE SERA PARA AQUELES QUE MAIS SOFRERAM E VIVERAM DIFICULDADES, LEMBRO OS TRABALHADORES DE TODAS AS AREAS. ACONTECE POREM QUE O NOSSO PATRIMONIO ESTA INSERIDO EM ZONA DESPORTIVA E O PDM-CAMARA MUNICIPAL AMADORA NAO CONTEMPLA OUTRAS INSTALAÇOES OU CONSTRUÇOES, FORA DO QUE ESTA ESTIPULADO.PORTANTO ALGUNS GULOSOS QUE DESEJAM E QUEREM A MORTE FINAL DO CLUBE FUTEBOL ESTRELA AMADORA, TERAO QUE PENSAR COM INTELIGENCIA E COLABORAR NO PLANO APRESENTADO PELO GESTOR JUDICIAL, POIS ESSE SERA UM MAL MENOR...VAZ CASACA...SOCIO...5O8...................................

Ricardo Paiva disse...

Esqueceu-se de frisar, o procurador daquela noticia vinda de Espanha, espero que ele consiga esclarecer aquela e outras transferências que lesam o clube em muitos milhares de euros, pois essas receitas provenientes da valorização dos nossos atletas que vão sem sombra de dúvida tirar o nosso clube do coração deste buraco financeiro. O futuro será aqueles e outros atletas que vieram junto a nós em Marvila comemorar mais uma brilhante vitória, pois eles sabem que sendo agora poucos as vitórias no campo iram valorizá-los e aumentar as receitas de bilheteira.
A nós sócios caberá trazer de volta os sócios desavindos e outros mais novos para continuar o nosso crescimento sustentado.Que esta situação sirva de lição a todos e não se deixem iludir com os atletas famosos que levaram a este buraco financeiro no passado, os Estrela da Amadora somos nós e iremos juntos voltar a colocá-lo no devido sítio. Domingo vamos a jogo e façamos um esforço de trazer alguém conosco ao Estádio para aumentar aos poucos o nº de espectadores e trazer desta forma recitas futuras.

VAZ CASACA 5O8.... disse...

TENS TODA RAZAO E ESTOU CONTIGO, ALIAS OS CULPADOS E CRIMINOSOS QUE COLOCARAM O NOSSO CLUBE NESTA VERGONHOSA SITUAÇAO FUGIRAM, NAO APARECEM NOS JOGOS OU PROXIMO DO NOSSO ESTADIO, ANTES ESTAVAM SEMPRE PRESENTES E ATE APARECIAM PARA A FOTOGRAFIA, MAS OS TEMPOS SAO OUTROS,E OS VAMPIROS TALVEZ ESTEJAM VOANDO POR OUTROS LUGARES ONDE EXISTA CARNE FRESCA E APETECIVEL. MAS A VIDA E TODOS OS DIAS UMA LIÇAO, E TEMOS SEMPRE TEMPO DE DESPREZAR E CHUTAR AQUILO QUE NAO PRESTA...VAZ CASACA...SOCIO 5O8................

Anónimo disse...

VAZ CASACA, um conselho de amigo. Cala essa matraca ou então dá um tiro nos cor…, (desculpa a afinidade), na cabeça!!!

Fábio disse...

Isto tá mesmo negro =/

John Wakefield disse...

fé acima de tudo. se conseguirmos ultrapassar esta situação, conseguiremos ultrapassar os proximos obstáculos da vida do clube.

socio 2368 disse...

vai demorar muitos anos ate pagar este dinheiro, ainda para mais quando o presidente vai metendo algum no bolso, mas e preciso acreditar. a subida de divisaoi daria mais visibilidade e mais facilidade para vender jogadores..

FORCA ESTRELA!

John Wakefield disse...

sem duvida que a subida nos faria mto jeito. mas será que nos deixarão inscrever na liga vitalis?

VAZ CASACA SOCIO 5O8... disse...

ANONIMO FILHO DA PUTA, COBARDE ENCOBERTO E ABUTRE DO CLUBE, MELHOR DIZENDO CHULO FATELA VIVENDO DE EXPEDIENTES ONDE TENS PASSADO. VAI PARA PUTA QUE PARIU MONGLOIDE COMPLEXADO...VAZ CASACA...SOCIO...5O8...................................

magia tricolr disse...

se for possivel continuar, certo que muita merda que anda aqui a mamar e roubando tem que ser encostado a parede.tambem nao vejo os papagaios que falam muito e quisera ser direcçao, nao tem competencia meros aprendizes e basicos puros com alguns espertalhoes doutros clubes a tentar continuar a mesma merda

Pedro disse...

Sócio nº500
Que coincidência,a auditoria ao clube termina dia 30 de Janeiro...
E como o Sr.administrador Judicial disse-nos,"...Não tenho nada contra o Sr.Frade...