28/12/09

J.Moreira em entrevista ao Jornal OJogo.

No início da época 2005/2006, João Moreira saltou para as manchetes como o mais recente jovem emigrante do futebol português. Após um Torneio de Toulon no qual deu nas vistas, o avançado foi convidado a treinar no Real Madrid, mas acabou por assinar contrato com o Valência, que, ao contrário dos merengues, aceitou as condições impostas pelo Estrela. Porém, nem tudo correu como o esperado e João Moreira nem chegou a estrear-se pela formação espanhola. Após três temporadas a ser sucessivamente emprestado - Rayo Vallecano, Nacional, Leixões e Beira Mar - sem grande sucesso, o internacional sub-21 optou por regressar ao clube que o viu nascer, e no Estrela tenta relançar a carreira, agora na II Divisão. "Tive alguma dificuldade em vir jogar para a II Divisão porque estava habituado a jogar em outro nível, mas fiz um esforço e as coisas até têm corrido bem. Tenho feito golos, tenho ajudado a equipa e agora só penso em poder jogar e mostrar o meu valor. Dei um passo atrás para no futuro dar dois em frente, pois sei que se fizer uma boa época posso sair valorizado", revela, garantindo que não se sente "esquecido" pelos responsáveis da Selecção Nacional apesar de jogar nas divisões inferiores.

O jovem avançado, de 23 anos, assume que tem recebido várias propostas de empresários para sair do Estrela na reabertura do mercado, mas sublinha que ainda é cedo para sair do emblema Tricolor. "A saída em Janeiro está fora de questão e se sair posso ficar a perder. Para além disso, eles têm sido muito correctos comigo e, apesar das dificuldades, não falharam com aquilo que acertámos", frisou.

Após uma carreira atribulada, João Moreira garante que o seu sonho a curto prazo passa por relançar uma carreira que o possa levar a ser uma referência ofensiva na Selecção Nacional. "Com mais trabalho e maturidade poderei estar entre os melhores. Acredito nas minhas potencialidades, e durante o meu percurso nas Selecções muita gente me disse que eu podia ser o futuro. Mas agora o que quero mesmo é mostrar o meu valor", assegura o avançado.

No Europeu de Sub-21 ao lado de tantas estrelas

João Moreira não tem dúvida e escolhe a presença no Euro'2007 de sub-21 na Holanda, ao lado de jogadores como João Moutinho, Hugo Almeida e Miguel Veloso, entre outros como o melhor momento da carreira. "Foi um objectivo pessoal conseguido. Estive um mês inserido num grupo recheado de estrelas, e éramos apontados como uma das gerações mais promissoras desde as conquistas dos Mundiais de juniores. Joguei alguns jogos, infelizmente não marquei, mas fiquei muito feliz por ter lá estado", recordou o avançado. Os resultados alcançados na competição acabaram por ficar aquém das expectativas, mas João Moreira recusa apontar falhas na caminhada da Selecção. "Acho que não falhou nada. O grupo tinha um ambiente óptimo, demo-nos todo muito bem, mas na altura de definir as outras equipas foram superiores a nós. Tivemos pouca sorte, principalmente no jogo com a Itália, cuja derrota nos afastou dos Jogos Olímpicos."

"Acho Beto melhor do que o Eduardo"

João Moreira guarda um especial carinho pelo Leixões. "Desportivamente não foi fácil, porque entrei a meio da época e a equipa-base estava feita. Mas a claque do Leixões é incrível. Iam sempre em massa apoiar-nos em qualquer jogo, até aos da Intercalar. Existe uma relação espectacular entre os jogadores e os adeptos", revelou. Uma das melhores companhias em Matosinhos era Beto, e o avançado não esconde que gostaria de ver o amigo como o número um da Selecção. "Se tivesse mais minutos no F.C.Porto seria o guarda-redes titular da Selecção. Tive oportunidade de trabalhar com ele e com o Eduardo, e acho que o Beto é melhor", conclui.

Miguel é tranquilo

Para além de ter conhecido a sua esposa em Valência, com quem tem um filho, Christian, de um ano e meio, João Moreira guarda do clube ché a amizade com um jogador em particular. "Ainda hoje sou amigo do Miguel. Estávamos o dia inteiro juntos e tínhamos uma vida tranquila: treinávamos, almoçávamos, íamos ao centro comercial... o normal. Ele ajudou-me muito", revela João Moreira, recordando os vários craques com quem partilhou o balneário do Valência. "O Angulo é muito humilde e recebia sempre com um sorriso os jovens da equipa "B". Ele, o Ayala e o Cañizares eram os líderes do balneário e punham-nos sempre à vontade. O Morientes ia ver muitos jogos da nossa equipa e costumava dizer que "ia ver o João", e isso dava-me muita motivação", contou.

3 comentários:

marco vaz disse...

Grande jogador o joao moreira!!


disse ao fernando que ia para o porto e foi

disse ao varela que ia para o porto e foi

agora digo joao moreira vais para o porto e vais ser uma grande avançado da seleçao nacional

Anónimo disse...

Pois é João o teu problema foi teres saído demasiado cedo aqui do Estrela, mas pronto são coisas da vida...

Mais dois aninhos aqui no Estrela, este e o próximo na Vitalis (fé inabalavél), e vais dar o salto definitivo.

FORÇA JOÃO FORÇA CFEA!

m. lopes disse...

já colocamos o vosso link no nosso blog também!!

abraço