30/05/09

Finanças admitem rever PEC do ESTRELA.

A apresentação de garantias reais inferiores aos valores em dívida, que afinal são superiores às publicadas na lista de devedores, ditou o não ao PEC.

O Ministério das Finanças admite rever a decisão de indeferimento do pedido do Estrela de adesão ao Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC) para o pagamento faseado de dívidas fiscais, caso o clube reforce as garantias reais que foram apresentadas em relação ao valor dos impostos em dívida.

A possibilidade foi admitida, sexta-feira, ao presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, numa reunião realizada com secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, onde se ficou a saber que, afinal, as dívidas do clube são muito superiores aos cerca de seis milhões de euros que constam na lista dos devedores ao Fisco.

Ao edil foi transmitido ainda que desde 2005 não foi pago qualquer imposto, mesmo as retenções de IRS, situação que representou para as Finanças "uma quebra de confiança" com o Estrela da Amadora. Dívidas pelas quais a Direcção do clube foi já constituída arguida e alguns dirigentes estão sob a medida de termo de identidade e residência.

"As garantias apresentadas, no âmbito do pedido de adesão ao PEC, não chegam aos cinco milhões de euros e estão muito aquém do montante de dívidas fiscais do Estrela. Posso apenas dizer que é superior a 10 milhões de euros. E foi esta a principal razão que levou ao indeferimento deste plano. As Finanças, admitem, porém, rever a sua posição caso venham ser reforçadas as garantias reais" revelou Joaquim Raposo, após a reunião com Carlos Lobo, onde esteve presente também a equipa da DGCI.

Liga evita descida de divisão do Estrela

Com o impasse gerado, permanece a falta de pagamento de salários aos jogadores. Um incumprimento que de acordo com as regras da Liga Portuguesa de Futebol Profissional impede a inscrição de jogadores para a próxima época.

A descida de divisão do Estrela este ano foi, no entanto, evitada com uma deliberação tomada hoje em Assembleia Geral da Liga. Os clubes incumpridores vão passar a perder pontos em 2010. A medida, que entrará em vigor na temporada 2010/11, foi aprovada esta sexta-feira.

Na próxima temporada, as equipas em situação de incumprimento salarial ficam, assim impedidas de inscrever novos jogadores ou renovar contratos, mas só a partir de Janeiro. A decisão desta reunião magna abre, assim, espaço para evitar que o Estrela da Amadora desça este ano de divisão.

O presidente da Câmara da Amadora tinha esta tarde realçado ao Económico que a questão da descida de divisão do clube é independente das Finanças: "Trata-se de uma decisão da Liga, pois o incumprimento no âmbito desportivo, nomeadamente a falta de pagamento de salários é um dos critérios que impede a inscrição de jogadores. A descida de divisão depende apenas da Liga".

Penhoras pendem sobre terrenos do clube

Sobre as dívidas fiscais, cujo montante Joaquim Raposo recusa revelar, pendem penhoras sobre os patrocínios ao clube e dois terrenos (Estádio José Gomes e campo de treinos).

Neste último caso, o edil alerta que "mesmo que as Finanças façam a execução não conseguirão receber o valor da dívida". Isto porque, explica, aqueles campos de futebol estão inscritos como zona desportiva no Plano Director Municipal (PDM), o que inviabiliza qualquer outro uso que se queira dar a estes terrenos. "Eu não vou alterar o PDM para as Finanças" conclui Joaquim Raposo.

Quanto ao reforço das garantias, segundo o presidente da Câmara da Amadora, aguarda-se agora que haja algum simpatizante do Estrela que possa contribuir para a viabilização do PEC.

26 comentários:

Anónimo disse...

está aqui bem ezplicado a razão da recusa...o estrela deve mais de 10 milhões de euros ao estado e esta direção deve desde que tomou posse...esta é a verdade dita pelas finanças o que quer dizer que não pagou um unico impostos desde que tomou posse e com agravante de fazer acordos e não os cumpre...mais com a equipa na 1ª liga com mais quase 2 milhoes por época da sportv...se somarmos 2 milhoes da sportv + 1 milhão em impostos não entregues + cerca de 1 milhão de lucros do bingo e + 500 mil em publicidade quer dizer que esta direção gastou e afanou cerca de 4,5 milhões de euros por época...só para a madeira chagaram a ir aos 50 e com esta direção que eu sei bem e aos 4 dias....

Anónimo disse...

por causa destes senhores é que não temos o PEC aprovado...não têm boa fé e o estado so negoceia na base da boa fé....eles andam é preocupados em tirar as coisas do seu nome...e quem continua a mamar é o srªpresidente porque continua a meter la a sua segurança,o srºmartinho que continua a vender coisas ao clube e o srºsalvador(o tal que não foi eleito)que serve as almocaradas e jantaradas no camarote VIP quando havia jogos em casa e quem paga????o clube

Anónimo disse...

ai anda grande parte do dinheiro que anda desaparecido e estas NÃO FORAM OS OUTROS

Anónimo disse...

QUEREMOS SALVAR O CLUBE MAS TEMOS DE O COMEÇAR A LIMPAR LA DENTRO PRIMEIRO.....

Anónimo disse...

ESTA LA BEM DESCRITO HOUVE QUEBRA DE CONFIANÇA E ASSIM NÃO VAMOS LÁ E NÃO VOS FAZ CONFUSÃO SABENDO ISTO NÃO TEREM DADO A HIPOTESE AOS SOCIOS NUMA ASSEMBLEIA DE TENTARMOS DAR A VOLTA A SITUAÇÃO????ISTO É QUE É AMOR AO CLUBE????PREFERIR VE-LO MORRER A SAIR SABENDO COMO AGIU EM RELAÇÃO AO ESTADO???QUE SERA QUE ANDAM A TENTAR ESCONDER E NÃO É SO AQUI QUE ISTO É REVELADO É TAMBEM EM ASSEMBLEIAS GERAIS ONDE APARECEM "SOCIOS" SEM CARTÃO,SEM QUOTAS E ATÉ FAZEM CARTÕES SEM FOTOGRAFIA,ONDE SE OFERECEM QUOTAS PARA ESTAREM PRESENTES,UM CLUBE QUE É CASO UNICO(NEM NOS DISTRITAIS) QUE É DIRIGIDO POR 3 PESSOAS E TÊM QUORUM???POR AMOR DE DEUS TEMOS DE ABRIR OS OLHOS...FALA NAS CRIANCAS MAS NÃO DIZ QUE A JUVENIS E JUNIORES NO CLUBE A VIVER SEM LUZ NEM AGUA...Á QUASE UM MÊS E EM CASA ALUGADA PELO CLUBE....TÊM TUDO PENHORADO MAS TAMBEM DIZ QUE VAI BUSCAR O DINHEIRO DAS DESLOCAÇÕES AO BINGO LOGO AI NÃO É TUDO MAS ENTÃO SE CONTINUA A NÃO PAGAR IMPOSTOS,AOS JOGADORES,AOS FUNCIONARIOS,A TODA A GENTE,BASTA PEGAR NO RELATORIO E CONTAS E PERGUNTAR ONDE ESTÁ O LUCRO QUE SE APRESENTA NO RELATORIO????

Ganso disse...

Felizmente vamos ter mais margem de manobra para resolver os problemas. Na primeira liga sempre entra dinheiro no clube. E teremos mais margem de manobra para conseguir correr com esta direcção que (e dito por um jornalista do Jornal Económico) gosta muito de "Circos, conferências de imprensa e andar com fotógrafos atrás" e GESTÃO (que é o ESSENCIAL) é para esquecer.

Rua com eles... Está visto que desde do tempo do José Gomes que nunca mais tivémos pessoas à altura. É só pato-bravos e bate-chapas (com todo o respeito aos funcionários desta área, mas é uma forma de falar).

Segunda-Feira vou à secretaria "Re-associar-me" (pois estive ausente quase 2 anos e deixei de pagar quotas) para ser mais um, a ajudar a mudar.

FORÇA ESTRELA. Somos poucos, mas bons. Mais vale grande entre os pequenos, do que pequeno entre os grandes.

Saudações tricolores

Anónimo disse...

O Raposão que abra a pestana, que atrás do Estrela vai ele.
Deviam levantar o sigilo fiscal da Cãmara da Amadora, para vermos os podres todos dele também.

JPS disse...

Problemas não nos faltam, mas soluções tá quieto ... Típica filosofia nacional !

Ao longo destes meses de actividade como membro do Movimento "Sempre TRICOLORES", procurando reunir e mobilizar aqueles que sentem orgulhosamente e incondicionalmente o ESTRELA DA AMADORA como o seu Clube do Coração, confirmei uma triste realidade: todos gostam, todos opinam, todos se queixam, muito poucos dão um passo em frente para construir alternativas ou ajudar no que quer que seja ...

O momento é de emergência, certamente o mais crítico da nossa história, pelo que não temos outra solução senão tentar salvar o que existe e depois, se houver depois, começar a construir as bases do Futuro.

Um pedido aos leitores e opinantes do Blog: sejam sérios e se gostam do ESTRELA, assumam o que escrevem, identificando-se. Se não gostam, poupem quem sente o Clube e sofre diariamente com esta situação, porque não é com "postas de pescada" anónimas que vamos conseguir dar a volta.

Os números estão em cima da mesa e o tempo escasseia, pelo que temos de estar conscientes da importância dos dias que se seguem ...


Jorge Pereira da Silva
Sócio 876 (desde 1986)

Anónimo disse...

jorge e amigos, há coisas que devido a pofissão que se tem e muitas vezes para bem do Estrela, só podem ser ditas anonimamente.
Só agora apareceu uma referencia que passou do motivo da não aprovação "credibilidade", "não cumprimento por parte dos antigos dirigentes", falha de acordos antigos, manutenção de status quo de incomprimento falsidade.
Eu falei aqui com cobhecimento por dentro da máquina que negou o PEC, mas não podia e não posso identificar-me, para poder continuar a informar os sócios daquilo que não vem a lume.

Sei que quem fala como anónimo não é credivel, mas continuo a pensar que se as pessoas neste clube são inteligentes, como o meu caro amigo e muitas mais são, basta dizer a situação é esta se fizerem isto podem conseguir, se não fizerem não há hipótese.
Foi o que aconteceu neste caso do PEC, só agora alguma verdade do pq da demora e do chumbo estão a aparecer. Eu limitei-me a dar conhecimento da situação com tempo para que a resposta ao PEC pudesse ser sim.
Por isso apesar de estar totlmente do vosso lado, concordar com tudo o que fizeram, e agradecer por o terem feito, tive que pedir por favor não exijam a resposta sem mudar pessoas ou criar uma comissão de gestão credivel.
Sabia que o Estrela ansiava e necessitava de uma resposta rápida, mas que essa resposta teria que ser sim. Limtei-me a fazer o que posso neste momento informar o Estrela através dos sócios e neste blog. Estou impedido de o fazer de outra forma.
Fugas de informação têm que ser anónimas amigos.
Um dia em que não informe mas nomeie ou acuse eu identifico-me ok?
Como escrevi aqui nste blog no outro dia muitas vezes a informação chega, a ajuda chega, mas os sócios do Estrela têm querido ser cegos surdos e mudos. Depois admiram-se de outros clubes conseguirem, pois se calhar ouviram informações e foram organizar-se com elas, usaram a informação.
Os sócios t~em que perceber o que é critica e o que é informação.
Eu para provar que era pura informação disse escolham uma pessoa qualquer para assumir a gestão do PEC, menos antigos dirigentes. E sublinhei qualquer várias vezes, logo não ataquei nem indiquei pessaos, não tenho interesse no que a pessoas diz respeito. Só trenho interesse em ver o meu clube bem.
Com um abraço de amizade e de apoio amigo vamos lutar pelo futuro do Estrela.
Mas nunca se esqueçam disto o clube é mais importante do que as pessoas, nunca se deve por em questão a vida do Estrela, por simpatias, ou teimosias quanto a pessoas.
PS. Sempre que me for possivel colaborarei com o Movimento mas ai como simples sócio e dando a cara.

Abraços e força Estrelistas.

Ganso disse...

Será coincidência que o Estrela só pode descer na época em que está previsto a abertura da estação de metro da reboleira?

Já nem digo nada... Acredito em tudo!

PS: Estou solidário com o Sr. Jorge Pereira da Silva. É "desmotivante" assistir à pacividade dos leitores/sócios (incluo-me nesta lista, mas vou passar a ter mais disponibilidade para o que for necessário) e ao seu anonimato.
Esta ultima, não gosto de ver tantos anónimos, mas aceito. Cada um sabe de si e quem melhor do que os próprios Sr. "Anónimos" para saber se devem ou não "dar a cara" ao que diz por aqui (ex: colaboradores da Câmara, Juntas, do clube, etc.)

Anónimo disse...

PELO QUE ESTOU OBSERVANDO,PARECE QUE APARECEU UMA LUZ AO FUNDO DO TUNEL PARA QUE NAO TENHAMOS DE DESCER DE DIVISAO ESTA EPOCA DEVIDO A TUDO QUE E DE CONHECIMENTO DA OPINIAO PUBLICA,COMO SERA GRATIFICANTE CONTINUAR NA PRIMEIRA LIGA.MAS ATENÇAO OS PROBLEMAS E DIVIDAS NAO SERAO ELIMINADOS, CONTINUARAO TODOS DIAS A AUMENTAR A RESPONSABILIDADE. CHEGOU O MOMENTO, ALIAS JA DEVERIA TER ACONTECIDO NO PASSADO, DE NOVOS SOCIOS,ASSUMIREM OS DESTINOS DO NOSSO CLUBE, COMO ESTOU CONFIANTE NA NOVA GERAÇAO DE ASSOCIADOS DESIGNADO M OVIMENTO SEMPRE TRICOLORES,GENTE COM NOVA FORMA DE PENSAR E TOMAR DECISOES E QUE SEMPRE QUE DEBITA AQUI SUAS OPINIOES FA-LO EM PROL DO ESTRELA DE AMADORA PARA QUE SEJA POSSIVEL UNIR A FAMILIA ESTRELISTA QUE ESTA TAO DESUNIDA,ALIAS BASTA ANALISAR OS PSEUDOANONIMOS SEM CORAGEM PARA SE IDENTIFICAR COMO SOCIOS, O QUE MOSTRA DE NEGATIVO A SUA POSTURA.VAMOS TODOS QUE SENTIMOS O NOSSO ESTRELA DE AMADORA,TRABALHAR PARA QUE ESTA PAGINA NEGRA NA HISTORIA DA INSTITUIÇAO COMECE RAPIDAMENTE A MUDAR DE COR E VOLTEMOS A SER FALADOS COMO UMA PESSOA DE BEM ONDE TODAS AS PESSOAS GOSTAVAM DE EXERCER A SUA ACTIVIDADE PROFISSIONAL...SEMPRE ESTRELA...SOCIO 5O8...VAZ CASACA.............................

Anónimo disse...

-ESTAS PALAVRAS VAO DIRECTAMENTE PARA O SR PRESIDENTE DE ASSEMBLEIA GERAL....COMO ASSOCIADO E DE ACORDO COM OS ESTATUTOS, EXIGO QUE MARQUE ASSEMBLEIA DE SOCIOS PARA QUE NO LUGAR PROPRIO SEJAMOS ESCLARECIDOS DA REALIDADE ACTUAL, POIS CHEGOU O MOMENTO DE DESMASCARAR AS PESSOAS RESPONSAVEIS PELA DEGRADAÇAO QUE VEM ACONTECENDO NOS ULTIMOS MANDATOS, ULTIMOS VINTE ANOS,POIS A LUXURIA, VAIDADE,COMPADRIOS, NEGOCIATAS E COISAS MAIS, TEM ROSTO E ALGUNS CONTINUAM A ASSOBIAR PARA O LADO, FAZENDO PAPEL DE GENTE DE BEM E SEM TELHADOS DE VIDRO. ACREDITO QUE O SR. COMO ESTRELISTA DE SETE COSTADOS, CONFORME AFIRMA E ULTIMAMENTE ATE ESTAVA DISPOSTO A MORRER PELA BANDEIRA DO NOSSO CLUBE, NAO FAÇA DAS MINHAS PALAVRAS COISA DE POUCO INTERESSE...VIVA ESTRELA..SOCIO 5O8...VAZ CASACA.............................

Anónimo disse...

os anonimos que escrevem aqui parecem sopeiras, mulherea dias,putas mal comidas e que nao receberam, so conversa da treta, lamuria e diz que disse e sabe, se calhar nas assembleias nao abrem o bico ficam caladinho, +parecem ratos famintos, sabem tudo e como,tambem queriam comer as boazonas que estavam na tribuna.eu ainda nao comi nada a conta do estrela, mas tambem nao quero que os gulosos se orientem

Anónimo disse...

olhe eu tambem não nem quero agora custa-me a ver não é as "senhoras" que la se encontram mas sim saber que é o clube que as paga...cada um faz o que quer com o dinheiro deles não com o do clube

Anónimo disse...

meu rico zé gomes que la em cima deve estar a dar voltas a ver ser destruido o que tanta gente lutou para conseguir

Anónimo disse...

e quem o conhecia sabe bem que é verdade,ele defendia o clube com amor,simpatia,o nosso clube era uma familia mas destruiram isto tudo e não só esta direção,verdade se lhe diga,mas esta esta-lhe a dar a estocada final...e ao menos poderia afastar-se para tentar encontrar uma solução mas não ha-de ser até ao fim.....e depois ai sim saberemos a verdade do que se passsou no nosso clube mas é lamentavel não darem a oportunidade de o clube se tentar salvar e permanecer onde,por direito proprio, os jogadores,treinadores,funcionarios tanto lutaram para ficar e só talvez por vaidade e beneficios alheios ao clube...É LAMENTAVEL

Anónimo disse...

o parvalhao do anonimo deve estar com quebra de memoria, no tempo do coxo tambem havia chulos e putas e ate ladroes carteiristas na direcçao nao falando nos gatunos que rodeavam e faziam companhia ao coxelas, mas como morreeu agora falam sempre dele, antes dizias mal o complexado, aparece e mostra soluçoes viaveis deixa de ser palerma, pareces o gajo da banha da cobra sempre mesma conversa

rms disse...

Sobre o anonimato:
Em primeiro lugar nada tenho contra os anónimos que aqui escrevem - até porque, por força dessa condição, não sei quem são.
Acho mesmo que existe um direito ao anonimato - não deixa de ser uma expressão de liberdade - o direito a não querer ver revelada a sua identidade.

Mas essa vossa condição, caros anónimos, acarreta um problema grave que é: não só deixar em causa a credibilidade do que escrevem mas, sobretudo, porque devido ao anonimato, os vossos comentários podem não passar de meros boatos - actos que, pela impossibilidade de defesa, são absolutamente deploráveis.

Acredito que alguns anónimos que aqui escrevem sejam pessoas sérias e honestas mas, lamento, por não saber quem são, desconfio do que escrevem e a única forma de defesa possível é não acreditar no que dizem.

Pelo que sugiro, identifiquem-se, nem que seja por intermédio de um "nick name" (forma de protegerem a vossa identidade) - pelo menos assim saberemos a quem responder, pois todos os anónimos que sobre este post comentaram (até agora contei 12) não se sabe se são todos a mesma pessoa, se são 12 pessoas diferentes, se comentou mais do que uma vez... Enfim. Uma ideia.

União, sugestões e disponibilidade para ajudar o nosso ESTRELA DA AMADORA é o que precisamos agora - independentemente das pessoas que gerem o Clube, pois para os escassos 15 dias que restam para assegurar a nossa inscrição na 1ª liga nenhuma alteração se pode fazer a esse respeito.

FORÇA ESTRELA,
rms,
ou,
Rui Martins da Silva,
Sócio desde 1986

Anónimo disse...

BTARDE CAROS ESTRELISTAS.

Tenham calma que o estrela não vai acabar....

Alguem vos vai safar desta situação,não se preocupem,acreditem no k digo.


Disseram-me dias atrás que as dívidas vão ser pagas pelo FCP.
Se for verdade não sei quais as contrapartidas a receber porque ninguém, ou pouca gente, dá algo sem ser em troca. Veremos se isto se confirma - agora não me cobrem se não acontecer, estou a dizer o que me contaram e saiu de um elemento da SAD do FCP e eu ouvi não foi por interposta pessoa.

Força ESTRELA,merecem continuar vivos e no lugar que tem direito.

cabelos marco disse...

temos que correer com estes filhos da puta todos do estrela devia haver uma assembleia de urgencia

Anónimo disse...

mas eu sei que o estrela nunca ira acabar.este blog demostra-o.a muita gente que têm amor a este clube e que nunca o deixarão acabar aconteça o que acontecer e seja em que divisão for.temos é de pensar em soluções mas infelizmente alem de termos pouco tempo a direção nem uma assembleia marca para pudermos discutir os problemas seriamente,com tempo..aqui ainda vejo umas ideias,muita vontade mas depois chegamos a assembleia e....apresentamos o cartão,sem fotografia,agora até sem cota(ja a tentaram comprar e dao-lhe um papel) por amor de deus...entra toda a gente...é so descarregar no computador porque nem se verifica a identidade,nada...e torna-se impossivel discutir seja o que for...é o que eu penso

Anónimo disse...

O Estrela está vivo nos corações de todos os verdadeiros Estrelistas. Eu continuarei a pagar as minhas quotas até ao dia do encerramento oficial das portas. E no dia seguinte serei o primeiro acolocar-me no grupo dos que querem re-fundar o Estrela, livre dos vicios dos últimos vinte anos.

rui socio 526 disse...

eu tambem estou com voces

Anónimo disse...

ESTE ANONIMO QUE CONTINUA A NAO SE IDENTIFICAR COM NOME E NR DE SOCIO, VEM PARA AQUI FAZER DOS SOCIOS VERDADEIROS MEROS BONECOS DECORATIVOS, ESTOU FARTO DESTE TIPO DE GENTE QUE ESPERA SEMPRE PARA QUE LADO VAI O PESO DA BALANÇA E DEPOIS APARECEM COMO VERDADEIROS SAMARITANOS,FOI COM GENTE DESTA QUE CHEGAMOS A ESTE TRISTE MOMENTO.NAO TEM MORAL PARA VIR AQUI DEBITAR OPINIOES QUANDO NINGUEM SABE QUAL REALAMENTE O OBJECTIVO QUE BUSCA.. SEMPRE ESTRELA...SOCIO 5O8...VAZ CASACA.............................

Anónimo disse...

Falta de quórum na direcção compremete esforços

A falta de quórum da direcção do E. Amadora impossibilita perguntas da Assembleia de República ao IAPMEI. Notícia é forte rombo na esperança amadorense.

António Oliveira viu sair 13 dos vices eleitos
ASF

O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Parlamento, Jorge Neto, viu-se impossibilitado de questionar o IAPMEI sobre a situação do E. Amadora, uma vez que para o fazer precisava de assinatura dos dirigentes do clube para levantar o sigilo fiscal, mas desde que a direcção de António Oliveira tomou posso já houve 13 demissões, pelo que deixou de haver quorum.

No mesmo dia em que Rui Varela e Marco Paulo rescindiram contratos, o E. Amadora enfrenta novas dificuldades para se inscrever na Liga para 2009/10.

Unknown disse...

E eu também sócio nº500 func.nº2264.Força Estrela...