17/08/08

Carlsberg Cup: P.Ferreira 2-1 EST.AMADORA.

O Estrela começou com o pé esquerdo a estreia em competições oficiais. Derrota em Paços de Ferreira por 2-1, o Estrela ainda este a vencer com golo de Marcelo Goianira na transformação de um castigo máximo (sem constetação), mas depois entrava em acção William a fazer os dois tentos da cambalhota da equipa pacense.

Com o passar dos anos, treinadores, jogadores e etc, as segundas partes do Estrela, continuam a ser um problema, quer o Estrela esteja a ganhar ou a perder, e ontem foi mais uma vez prova disso mesmo. O Estrela é capaz de fazer uma boa primeira parte (tal como ontem, onde esteve organizado e apostar no contra-ataque que não deu em golo por culpa de Bruno Conceição, guardião pacense) , mas na segunda, não dá continuídade por vezes. Há quem diga que ontem faltou pernas, talvez, ainda estamos numa fase que a condição dos atletas não seja a melhor. Mas quando a nossa equipa se apanhou em vantagem, colocou-se lá atrás com uma "fúria" em defenser o resultado, depois é o que se vê, o Paços carregou em cima do Estrela e a defesa cedeu, devido a William que na cara do golo não falhou nenhum dos dois.

Ficha de Jogo:

Estádio: Mata Real, Paços de Ferreira.
Árbitro: Pedro Proença - AF.Lisboa

Paços de Ferreira: Bruno Conceição; Ferreira, Tiago Valente, Ricardo e Chico Silva; Paulo Sousa; Dedé (Pedrinha,79m), Filipe Gonçalves (Kelly,79m) e Josa (Cristiano,45m); Edson e William

Suplentes não utilizados: Coelho, Kiko, Romeu e Cristelo.

Treinador: Paulo Sérgio.

C.F.Est.Amadora: Filipe Mendes; Hugo Gomes, Nuno André, Hugo Carreira e Vítor Vinha; Celestino (N'Diaye,87m), Marco Paulo (Anselmo,89m) e Marcelo Goianira; Rui Varela, Monteiro (Pedro Pereira,78m) e Celsinho.

Suplentes não utilizados: André Marques, Nélson Pedroso, V.Moreno e Fernando Alexandre.

Treinador: Lito Vidigal.

Marcadores: 0-1 aos 70 minutos por Marcelo Goianira (g.p); 1-1 aos 80 minutos por William; 2-1 aos 85 minutos por William.

Disciplina: cartão amarelo a Josa (23m), Tiago Valente (69m), Edson (70m) e Rui Varela (72m)


Lito Vidigal: "Não teria sido injusto se o Estrela tivesse ganho"

"Fizemos um bom jogo, com grande atitude e praticando um futebol bonito", asseverou o técnico que se estreu na Carlsberg Cup, considerando que "não teria sido injusto se o Estrela tivesse conseguido obter outro resultado". "No entanto, no futebol, ganha quem marca, pelo que o vencedor acaba por ser sempre justo" acrescentou.

O nosso treinador, deixou ainda um aviso aos jogadores do seu plantel que não estiveram presente no encontro de ontem. "Perante a exibição dos disponíveis, os restantes têm que mostrar uma postura igual", rematou.

Para esclarecer as dúvidas que já vi aqui serem colocadas, relativamente ao nº de equipas que passam à 3ª fase da Taça da Liga, passo a esclarecer:

3ª fase: F.C.Porto, Sporting, Vit.Guimarães, Benfica, Marítimo, Vit.Setúbal e os vencedores dos seis grupos da 2ª fase, formam três poules de quatro equipas, que jogarão entre si, os vencedores e o segundo melhor pontuado acedem ás meias-finais.

19 comentários:

Alexandre Costa disse...

E eu que na antevisão ao jogo alertei precisamente para o facto de se fazer a pré-época toda em losango, que seria ridiculo jogar em 433 depois de 2 meses de preparação em losango, e ele chega ao primeiro jogo oficial e joga em 433...

Como eu odeio ter razão, enfim...

Anónimo disse...

Oh alexandre o homem te de ter mais de um sistema de jogo, para além disso estava limitado nas escolhas, é preciso ter calma !

Anónimo disse...

Um resultado que me deixou frustado nas espectativas que tinha da nossa equipa, apesar das limitações, espero que tenham aprendido a lição de que marcar e defender é no que dá.

Anónimo disse...

Chamo a atenção para um factor. Sendo um jogo que não teve transmissão televisiva e não tendo havido por parte do jornais grande atenção à parte táctica do jogo, pode-se especular em que sistema Lito Vidigal apostou para este jogo frente ao Paços de Ferreira.

C.F.Est.Amadora: Filipe Mendes; Hugo Gomes, Nuno André, Hugo Carreira e Vítor Vinha; Celestino, Marco Paulo e Marcelo Goianira; Rui Varela, Monteiro e Celsinho.

Foi este o onze inicial utilizado por Lito Vidigal.

Quem acompanhou a pré-temporada do Estrela, reparou certamente que eram dadas a Celsinho, funções diferentes daquelas que se esperavam à partida que o jogador poderia desempenhar no Estrela da Amadora, ou seja jogar como falso ponta de lança, ao lado de um jogador mais fixo, na maioria das vezes, Rui Varela.

Olhando então para o onze inicial poderá especular-se, se o sistema utilizado não foi mesmo o 4x4x2, tantas vezes utilizado na pré-época. O quarteto defensivo, formado por Hugo Gomes, Nuno André, Hugo Carreira e Vitor Vinha. O meio-campo com Marcelo Goianira como médio mais recuado e Marco Paulo e Celestino como médios interiores.

A questão prende-se com Monteiro. Um jogador desconhecido para a grande maioria, levando essa falta de conhecimento a uma pergunta. Monteiro poderá ou não tendo em conta as suas caracteristicas inserir-se no losango?
Se a resposta for positiva, então existe a possibilidade de ontem ter sido utilizado no meio-campo, deixando a frente de ataque entregue a dois jogadores, o referido Celsinho como um avançado mais solto e Rui Varela um jogador mais fixo. Pelo contrário, caso Monteiro seja mesmo um extremo com caracteristicas apenas para essa mesma posição não podendo teóricamente realizar com exito outras, então estamos perante um 4x3x3 com Celsinho e Monteiro nas faixas, com Rui Varela no centro do ataque.

Refiro, mais uma vez, que não tendo sido possivel observar o jogo, não se poderá dar algum tipo de certeza em relação a esta matéria. Futuramente se verá qual o melhor esquema a utilizar pelo Estrela da Amadora tendo em conta as caracteristicas dos jogadores que compõem o plantel.

Anónimo disse...

já disse num comentário, esta taça da Liga é um titulozinho com uma reputação identica ao titulo da Liga de honra... por isso, calma... se a pudermos ganhar, melhor... caso contrário apostemos no campeonato e na taça que são as unicas competiçoes que nos podem levar ao sonho da UEFA. O lito ontem apostou, a meu ver, na equipa mais entrosada (a não ser o celsinho que nem há um mes está no Estrela, o resto já estava no plantel do ano passado ou já estava desde o inicio desta pré-época).
Calma a equipa base do estrela poderá a vir a ser esta:

Nelson; Ney, Mustafá, Filipe Figueiró, Vitor Vinha; Celestino, Vitor Moreno (colocar sempre dpx o pedro pereira) , Têti, Celsinho; Rui Varela e Anselmo

em jeito de conclusão, quando o espirito de união surgir e quando se criarem os tais automatismos (isto é os jogadores entenderem-se e conhececerem-se bem - entrosamento) eu penso que o Estrela irá ter todas as condiçoes para conseguir a manutenção.

Força Grande Estrela

Alexandre Costa disse...

Claro que tem de ter dois sistemas de jogo.

Já disse isto por aí milhares de vezes:

O Faquirá o ano passado fez praticamente metade dos jogos em losango e metade dos jogos em 433, inclusive fazendo esta troca durante os jogos.

Criou automatismos para isso na pré-época, realizou jogos nos dois sistemas, e quando chegou ao começo da época tinha liberdade plena para optar por um dos dois, conforme o adversário e conforme os jogadores que tivesse disponíveis.

O Vidigal NUNCA fez isso.

O Vidigal fez a pré-época toda em losango, o que desde logo me parece um erro, porque caso lhe faltem por exemplo, o Celestino, o Marco Paulo, e o Jardel, ele já vai ver a vida dificultada. Devia ter um sistema alternativo para optar em casos diferentes.

Não o criou durante a pré-época, optou sempre mas sempre pelo losango, e optar por um 433 sem rotinas no primeiro jogo oficial era um erro digno de um clube dos distritais.

Relembrando mais uma vez o exemplo do Faquirá, foi colocando o losango aos poucos em situações em que por vezes necessitava de aumentar a posse de bola e em situações específicas de jogo, e mal chegou o Celestino, viu-se com dois interiores para jogar assim: ele e o Tiago Gomes. Foi o que ele quis, e passou a ter duas alternativas viáveis de sistemas de jogo, com interpretes à altura.

Agora devo dizer que apreciei bastante o ponto de vista da pessoa que falou da tal incógnita que o Monteiro é e talvez até seja um ponto de vista bastante pertinente, mas eu arriscaria-me a dizer que nesse caso seria mais o Celsinho a assumir a posição de 10 e o Monteiro solto na frente com o Varela.

Se foi isso que realmente aconteceu, já compreendo perfeitamente a opção. Facto é que em tudo o que é jornal eu vi aquilo identificado como um 433, mas creio que as dúvidas só podem ser retiradas por alguém que tenha presenciado o jogo.

E se arranjarem algum resumo do jogo, possivelmente pode dar alguns dados sobre isso. Até um vídeo de um dos possíveis extremos no 433 (Monteiro e Celsinho) poderia ajudar.

E outra grande dúvida que me surgiu na altura, se ele de facto assumisse o 433, quem é que dinamizaria o jogo como fazia o Mateus o ano passado, com um Goianira, um Marco Paulo e um Celestino no meio-campo? Por favor...

Anónimo disse...

Eu de tácticas pouco entendo,porque para isso pagamos ao treinador, agora uma coisa é certa o ano passado o que ganhámos nós fora da Reboleira?O que aproveitámos nós dos jogadores que tinhamos, parece-me a mim muito pouco, pois a equipa tinha valor para mais, este ano vamos ver, daquilo que vi no jogo com o Belenenses deixou-me esperançado numa época tranquila e se nos deixarem quem sabe no primeiro terço da tabela, ainda é cedo para tirar grandes conclusões, prefiro que a equipa esteja afinada mais para a frente, vai haver poucos jogos por mês para o campeonato e isso também a meu ver não é nada bom, mas acredito no valor do plantel.

Anónimo disse...

Acho incrivel falar-se em monteiro monteiro um desconhecido, quando temos no plantel um Pedro Pereira que ja deu cartas na época passada, acho que ainda vamos ter muitas dissabores com este treinador, pelo que me tenho apercebido está a pôr a jogar os que trouxe com ele em detrimento dos que cá estavam, caso do pedro pereira, anselmo, o vitor moreno pelo que vejo este ano não ter oportunidade nenhuma, é que nem nos jogos a "brincar" entra,o vitor vinha logo logo vai encostar para jogar o nelson quase que aposto, a ver vamos mas não gosto minimamente deste treinador, não me inspira confiança.

Anónimo disse...

corre o rumor (ver jornal record) que vai ser apresentado um internacional A no Estrela durante a tarde... será makukula, pauleta, bynia... aceitam-se palpites!
qto á taça da liga vejam os resultados do académica, leixoes e trofense que ainda fizeram pior figura.

Força Grande Estrela

Alexandre Costa disse...

Makukula era excelente.

Mas não creio que nos faltem pontas-de-lança.

Aliás, acho que o plantel até já tem jogadores a mais, portanto ou é mesmo um jogador para ser referência da equipa ou não vale a pena.

Anónimo disse...

Deve ser o João Tomás.

Alexandre Costa disse...

Parece que ele ficou no Boavista e aquilo de ele rescindir foi tudo coisa de jornais.

Ele e o Luís Loureiro.

Eu gostava de acreditar, e olhando ao plantel e vendo todas as posições preenchidas, que era um guarda-redes daqueles que nos desse confiança a sério, como durante dois anos nos deu o Bruno Vale e o Paulo Lopes. Eu cá continuo a tremer todo com o Nelson...

Anónimo disse...

toni vidigal? espero bem que não... acho que nem sequer foi internacional A e tem 33 anos e estava no Elvas (clube de terceira divisão)... eu cá para mim, aposto num jogador africano que já jogou no Estrela (dando boas impressoes) e que vem reforçar a posição que seria do Varela!

Anónimo disse...

Para já,acho mal começarem já a criticar o treinador.A culpa não é dele quando os certificados de cerca de 6 jogadores n chegam!E qual é o problema em apostar em jogadores que conhece?Não é normal apostar-se em jogadores que ele sabe que vão lutar?O Quique flores n foi buscar jogadores espanhois?E isso,é algum problema!Pelo menos sabe que são jogadores com quem pode contar?É preciso dar tempo ao tempo e a equipa criar automatismos,porque não podemos esquecer que mais de metade da equipa é nova...
Eu acredito nesta equipa e n foi este resultado que me vai desmoralizar...

Anónimo disse...

ah é o luis vidigal... esse sim, é uma referencia que ganhamos para o centro do meio campo mas já começamos a ter jogadores a mais para essa posição. é um bom recuperador de bola e é um médio defensivo que luta muito. fez um euro 2000 mto bom e esteve bem aquando do titulo com o sporting e fez umas épocas jeitosas em Itália. parece ser um jogador que vai ser mto util. é uma honra ter um jogador como o luis vidigal.
Agora vejamos há dois grandes pontos fracos:

- a idade do jogador - 35 anos - parece ser um entrave para que o jogador esteja no seu melhor nivel

- o preço que o jogador representará nas contas do clube - não será que vai afectar o orçamento do Estrela? começamos a ter um plantel de 30 jogadores? ñão é demais para uma equipa como o estrela que passou por maus bocados no ano passado?

eu só apontei aqui os prós e contras da sua aquisição... a ver vamos, oxalá que o vidigal faça um bom campeonato e ajude o Estrela ao máximo!

Alexandre Costa disse...

Mas já se sabe que é ele?

Não me animou assim tanto quanto isso, sinceramente.

Alexandre Costa disse...

...parece que já é certo.

Quando sair a notícia comento com mais calma, mas só vou falar em relação ao tal rombo no orçamento que aí falam:

O homem queria acabar a carreira por cá, tem o irmão a trabalhar cá e já se andou a encher de dinheiro em Itália nos últimos anos, creio que não deve estar a receber assim tanto quanto isso.

Anónimo disse...

Realmente já é gente a mais, terá de haver dispensas forçosamente, espero que elas não caiam nos da casa.

Anónimo disse...

Parabens Lito Vidigal, Fizemos um bom jogo no Passos. O vinha tem que aprender a marcar, o jogador que ele marcava fez os dois golos que nos deu a derrota.
Boa sorte para domingo contra a Academica.