03/08/08

EST.AMADORA 3-0 Belenenses.

No dia em que se fez a festa de apresentação da nossa equipa aos sócios, adeptos e simpatizantes, o Estrela goleou o Belenenses por 3 golos sem resposta no melhor ensaio da equipa Tricolor nesta pré-época até ao momento.

O Estrela que já mostrou ser uma equipa mais ou menos afinada, como é obvio com coisas ainda por acertar, mas que deixou os mais de 800 espectadores presentes nas bancadas do José Gomes numa bela tarde de sol.

O nosso Estrela cedo chegou à vantagem, na marcação de um livre directo, executado por Vítor Vinha, o guardião azul, Júlio César, que saiu aos 10m lesionado, deixou escapar a bola das mãos. O lance pode ser atenuado porque Júlio César poderá ter sido encadeado pelo sol, mas é por isso que existe uma coisa chamada de chapeú, que se usa em vez do cabelo todo espetado e produzido que Júlio César têm, mas enfim moda não é o meu forte.

Com o jogo controlado, a nossa equipa ia envenenando a defesa azul, que, aos 42m de primeira parte, sofreu o 2-0 por Celsinho, que voltou a facturar, 2 golos em 4 jogos, para quem chegou à pouco...nada mau.

Na segunda parte, Lito Vidigal aproveitou para rodar toda a equipa, tendo o ritmo do jogo caído como é normal. O 3-0 saiu em cima do minuto 90, com passe de Filipe Figueiró a desmarcar Pedro Pereira que não fez nada de especial a não ser um primoroso chapéu ao Guardião do Belenenses Assis que foi buscar a bola ao fundo da baliza.

Um teste muito positivo da nossa equipa, que aos poucos está a evoluir e muito, é de relembrar que o Estrela ainda não perdeu nesta pré-época.

FORÇA ESTRELA!!!!!

Equipas:



C.F.Est.Amadora:

Nélson Hugo Gomes, Daniel Mustafá, Hugo Carreira e Vítor Vinha Jardel, Goianira, Têti e Marco Paulo Rui Varela e Celsinho.

Jogaram ainda: Fernando Alexandre, Monteiro, Celestino, Gonzalo Garavano, Nuno André, Ney, Filipe Mendes, Pedro Pereira, Nelson Pedroso, Moreno, Filipe Figueiró, Marcelo Resende, Adul, Diego Paulista e André Marques.

Treinador: Lito Vidigal

Belenenses:

Júlio César Cândido Costa, Carciano, Rodrigo Arroz e China Gómez, Vinícius, Maykon e José Pedro Silas e Marcelo.

Jogaram ainda: Assis, João Paulo, Vanderlei, Baiano, Roncatto, Mano, Alicio Julião, Matheus, Edimilson, André Almeida e Júnior Negão

Treinador: Casemiro Mior

5 comentários:

Alexandre Costa disse...

Primeiro jogo que vejo da época, primeira vez que presencio a nossa equipa, naturalmente que virá uma análise mais extensa.

Em primeiro lugar, é bom notar que o resultado foi excelente mas o Belenenses encarou o jogo precisamente como um treino e usou jogadores em posições que em condições de competição não o faria, com o exemplo da colocação do Silas na posição de ponta-de-lança (passou totalmente ao lado do jogo).

Em relação à nossa equipa, que de todo, não tem nada a ver com o ponto acima referido...

No mês de Maio, recebemos o Benfica em casa e empatámos, e eu prevendo uma potencial saída do Faquirá disse aqui neste mesmo blog que os substitutos ideais seriam o Tulipa ou este homem que lá está. Opus-me contra os críticos que surgiram na altura da apresentação do homem. Parece que não estava errado. Devo-vos dizer, que do que me pareceu, fiquei com a ideia de que surpreendentemente e tendo em conta a quantidade absurda de jogadores que entraram, foi das equipas com mais rotinas e automatismos que já vi nesta fase da época, o que se torna ainda mais surpreendente se tivermos em conta que estamos a alinhar em losango!

O losango é possivelmente dos sistemas mais comuns, aquele que mais rotinas e automatismos implica para não serem cometidos erros crassos, e a nossa equipa ontem demonstrou rotinas muito boas e surpreendentes tendo em conta a fase da época em que nos encontramos.

Um meio-campo totalmente novo (exceptuando o Goianira e o Marco Paulo que poucas vezes o ano passado jogaram juntos) revelou uma muito boa capacidade não de troca de bola como é apanágio do losango, mas de transições rápidas, sem muitas delongas e sem muita posse de bola. Isto revela que temos capacidade de dominar jogos, como ontem dominámos o Belenenses, como também temos capacidade de jogar em contra-ataque e através das tais transições rápidas em jogos mais complexos.

Mas isto tem um reverso:

Vejamos, se a equipa está apenas rotinada ao losango (o Faquirá o ano passado dava privilégio ao 433 mas tinha a alternativa do losango), será que vamos conseguir criar atempadamente uma identidade enquanto outro sistema, em caso de necessidade? (por adaptação ao adversário, por falta de jogadores lesionados/suspensos, etc..)?

A única alteração a nível táctico prendeu-se (como já tinha acontecido no resto da pré-época), com a utilização de jogadores de características diferentes na frente, alternando entre dois avançados fixos (para os jogos em casa, creio, com Garavano e Varela ontem, Varela e Anselmo em boa parte da pré-época), e entre um fixo e um móvel (como começámos, com Varela e Celsinho).

É claro que isto possivelmente com todos os jogadores disponíveis e em losango nos vai trazer frutos a curto prazo, mas é preciso ter calma...

Não gostei do Celsinho, pareceu-me passar ao lado do jogo ao contrário do que os jornais teimam em apregoar. Vi muito pouco dele. Fez o golo e pouco mais.

Destaque muito positivo para o Marco Paulo, que surpresa! Uma pujança física daquelas aos 36 anos em pleno escalão mais alto do futebol não está ao nível de todos, deu um salto qualitativo a nível físico de assinalar, surpreendente.

Gostei bastante do Mustafa, também muito forte fisicamente. Parecemos aliás, ter um plantel extremamente bem constituído fisicamente. O Jardel pareceu-me um bocadinho trapalhão e confuso, certamente questões de adaptação à equipa, aliás, se ele falhar alternativas não parecem faltar.

Ponto negativo: se o S. Varela vier, ficamos com 30 jogadores no plantel. É insustentável, creio que ainda terão de acontecer dispensas...

É tudo.

Anónimo disse...

Só digo isto, já tinha saudades de ver jogar assim o meu Estrela, obrigado Lito vais devolver aquilo que há muito faltava, enfrentar o adversário olhos nos olhos e um enorme espírito de entre-ajuda deste plantel que observei.Isto é jogar á Estrela, foram poucos os que gostei menos, mas foi a 1ª vez que vi jogar.

Anónimo disse...

Que bom foi o regresso a Casa !

Haveria muito a comentar, mas vamos ter os pés bem assentes na terra e esperar pelos jogos a sério ...

Mesmo assim, sabe sempre bem comer 3 "pastelinhos" ao fim da tarde :-)

Por agora, destaco a organização e atitude da equipa. Gostei muito !

Força ESTRELA !!!

Anónimo disse...

Todo o mérito ao nosso Estrela por esta vitória, não é todos os dias que se goleia uma escola de samba...perdão...o Belenenses.

Eu quero que o Belenenses se lixe, mas ao que eles chegaram...só brasileirada que vergonha que aquele clube chegou...vamos ver se ainda não se vão dar mal...

FORÇA ESTRELA!

Anónimo disse...

"em vez do cabelo todo espetado e produzido que Júlio César têm, mas enfim moda não é o meu forte."

Ahahahahahahahahahah é bem é bem.

Abraço.