03/03/08

A BEM DA EDUCAÇÃO... CARTÃO AZUL.

A introdução do cartão azul no futebol de formação – numa primeira fase – é um dos pressupostos em estudo, embora a Associação de Futebol da Madeira já o tenha aplicado na prática. A fim de preservar a boa conduta e a boa educação dentro do rectângulo de jogo, os responsáveis tentam alargar o projecto a todos
os campeonatos mais jovens.
O cartão azul seria, na prática – é essa a ideia – prevenir um eventual cartão amarelo. Com isto, os jogadores teriam em conta evitar impropérios que, infelizmente, ainda se vêm nos campos de futebol. Ao que parece, o projecto é bem visto pelos mais diversos quadrantes do futebol, desde treinadores, jogadores, árbitros e dirigentes. É uma questão de “pedagogia”, afirmam alguns. Tudo isto, no sentido de educar e formar os jogadores que no futuro chegarão ao mais alto patamar do futebol português. E se a formação serve para instruir o jogador, na sua verdadeira acepção da palavra, serve, também, para formar o atleta enquanto cidadão. Ao que parece, a ideia não é uma miragem em breve, poderá ser posta em prática. A bem da educação, venha o cartão azul é o projecto. A SIC fez uma reportagem no jogo dos iniciados do Estrela este fim-de-semana onde recolheu opiniões dos jogadores mais jovens, pais e treinadores.

2 comentários:

Anónimo disse...

CALMA JUVENTUDE!

Anónimo disse...

Mais importante que seja a regra "x" ou "Y" que se faça, o que interessa é saber que as entidades competentes estão preocupadas com a conduta dos agentes desportivos no futebol portugues.