05/05/08

EST.AMADORA 0-0 S.L.Benfica.

Um EstrelaEstrela! É assim que queremos sempre ver a nossa equipa a jogar contra os ditos "grandes", a debater-se de igual para igual com o adversário, com mais vontade que o adversário e também com muita mais raça! Mais uma vez dou os meus parabéns aos jogadores e equipa técnica, pelo grande jogo que até podiamos ter ganho sem favor de ninguém mas o empate acaba por se aceitar visto ao equilibrio que foi a partida e também à falta de ocasiões de golo para ambos os lados.

A nossa equipa entrou tranquíla em campo, e sempre a espreitar o contra-ataque e o erro do adversário, o Benfica em alturas um pouco mais de dominador mas nunca criando dificuldades ao nosso guardião, camisola 25, Pedro Alves. Só um grande remate de Cardozo aos 37 minutos levou a bola a bater na barra foi o único lance de perigo por parte dos encarnados no 1º tempo. Já antes, Mendonça para Estrela tinha feito um bom remate na esquerda para uma defesa apertada de Quim. Ainda antes de chegar o intervalo um arrepio para os adeptos tricolores, a saída do capitão Maurício do eixo da defesa, devido a lesão, para a entrada de Hugo Carreira(que fez uma exibição muito segura e foi na 2ª parte o patrão da nossa defesa, absolutamente nada a apontar tanto a ele como a Wagnão.) Maurício que foi ovacionado pelos adeptos do Estrela e alguns do Benfica, onde o capitão reconheceu e agradeceu aos adeptos presentes.

Ao intervalo Chalana mexeu no seu "onze", e colocou Di Maria e aí as coisas complicaram-se um pouco para a defesa tricolor, mas aí apareceu o génio defensivo de Rui Duarte. Que classe a cortar os lances e a saír com a bola para o ataque, também com a ajuda de Fernando, os dois deram conta das ocorrências. De resto toda a defesa esteve muito bem todo o jogo, segura e tranquíla. Nota de destaque para as duas defesas seguidas de Pedro Alves, aos 74 minutos de jogo, cruzamento de Di Maria e a bola sobra para Mantorras que remata de primeira para uma grande defesa de Pedro Alves, na recarga Edcarlos permite nova defesa do guardião tricolor. Mas ainda minutos antes, aos 54 minutos da partida, das melhores, senão mesmo a melhor ocasião de golo do Estrela em toda a partida, boa combinação entre Tiago Gomes e Anselmo que termina com um remate de primeira perto da linha de grande área, com a bola a passar muito perto do poste esquerdo da baliza de Quim. Nos descontos da 2ª parte, o sr.Pedro Proença devia ter mostrado o cartão vermelho a Cardozo, Pedro Alves já tinha a bola controlada na mão, e o avançado sem qualquer hipótese de jogar a bola, atinge, com os "pitons", a perna do guarda-redes tricolor de forma violenta. Sendo assim, e dando cumprimento às leis do jogo o árbitro devia ter mostrado o cartão vermelho.

Veio então o final do jogo, empate 0-0 no derby entre Estrela e Benfica. Final do jogo com muitos protestos dos adeptos encarnados pela pobre exibição da sua equipa. Já a equipa tricolor foi muito aplaudida pelos seus adeptos que se despediram dos jogos no Estádio José Gomes esta temporada desportiva com os seus objectivos cumpridos!!!!!! Vai ser muito tempo sem ir ver o Estrela ao José Gomes, ainda por cima este ano o campeonato começa ligeiramente mais tarde devido à realização do Europeu de Futebol e dos Jogos Olímpicos. Mas enfim, quando se iniciar a próxima época matamos as saudades com novas vitórias!!!!! E também ainda temos Guimarães!!!!! Um Clube, Uma Cidade, Paixão que nos move!!!! ESTRELA SEMPRE!!!!



Estádio: José Gomes, Amadora.
Espectadores: 5000.
Árbitro: Pedro Proença.
Auxiliares: Tiago Trigo e Ricardo Santos.
4º Árbitro: Hugo Miguel.

C.F.Est.Amadora:

Pedro Alves, Rui Duarte, Maurício(H.Carreira 44m), Wagnão e H.Cabral; Fernando, Marcelo Goianira, Mateus e Tiago Gomes; Mendonça(Giancarlo 78m) e Anselmo(Celestino 78m).

Suplentes não utilizados:Nelson, N'Diaye, N.Viveiros e Rui Pedro.

Treinador: Daúto Faquirá

S.L.Benfica:

Quim, Nélson(Di Maria INT), Luisão, Edcarlos e Sepsi; Petit(N.Assis 78m), Maxi Pereira, Rui Costa e Rodríguez; Cardozo e Nuno Gomes(Mantorras 67m).

Suplentes não utilizados: Moreira, Zoro, Binya e Makukula.

Treinador: Fernando Chalana

3 comentários:

Alexandre Costa disse...

Fiz este comentário ao jogo noutro local, mas ele aqui fica:

Antes de mais, devo dizer que fiquei surpreendido com a obtenção de pontos neste jogo. Nesta fase da época, com o Benfica carenciado de pontos, tendo em conta a tranquilidade do Estrela, e com a quantidade de emprestados que devemos receber para o ano, não esperava que tirássemos pontos deste jogo.

Adiante.

Não me surpreendeu a forma como o Faquirá entrou em campo, excepto talvez a entrada do Goianira do 11, novamente, mas percebe-se: tem cumprido, e o Celestino está pesado e com falta de mobilidade.

O Estrela fez uma boa 1ª parte, e fora aquele rasgo do Cardozo com a bola a embater na trave, as coisas estiveram equilibradas, e o Estrela também teve oportunidades para inaugurar o marcador.

O Tiago parece vir subindo de forma, e hoje já esteve mais próximo do Tiago que a 1ª volta nos habituou. Pena a época estar a acabar, precisávamos deste Tiago cheio de pujança mais cedo. Talvez ainda se tivesse notado mais a preponderância dele com um 4x3x3 habitual, com boa parte das transições entregues a ele: assim escondeu-se mais um bocadinho, fazendo de interior, tal como o Goianira.

Confesso que pensei que tínhamos acabado de perder o jogo na saída do Maurício. E notou-se no começo da 2ª parte, em que o Benfica diga-se que até entrou bem, existiu algum pânico ali. Faltou uma voz lá atrás que gritasse e batesse palmas para orientar a equipa. Valha-nos o facto de o Benfica nem sequer ter apertado muito, porque eu tenho a certeza que íamos acabar por ceder em caso de pressão excessiva.

Muito mal o Benfica, muito bem o Daúto: o losango assentou que nem uma luva na segurança do meio-campo, o Tiago voltou aos bons velhos tempos como já disse, o Goianira esteve certinho, e eu que nem gostava muito dele, começo a achar que o Fernando bem que podia ficar para o ano. Ele e o Mendonça, também muito forte e muito pujante na frente.

Entretanto o Daúto sacou do Anselmo e colocou o Giancarlo em campo, substituição a que eu até torci o nariz. Num jogo em que precisávamos essencialmente de transições rápidas, de um jogador móvel na frente, que jogasse de costas para a baliza e com velocidade, ele vai-me plantar um jogador com falta de mobilidade na área. Não gostei. Ganhámos em força e altura, e perdemos em velocidade e mobilidade.

Não esperava aguentar o 0 até ao final do encontro com uma dupla de centrais formada por Carreira e Wagnão. Valeu-no a inoperância do Benfica para fazer mais.

Não sei se já disse, creio que não: o Mateus hoje fez o pior jogo que já o vi fazer com a camisola do Estrela. Miserável, que irregularidade! Ora faz um jogo em que tira 2 coelhos da cartola e resolve, ora faz um jogo destes, em que prendeu a bola, fez recepções defeituosas, ofereceu lentidão às transições, e não bateu um livre como deve ser. Assim não vale a pena!

O melhor, e quando não é o Maurício já se começa a tornar hábito, Rui Duarte. Que jogador. Fabuloso.

Um prémio justo para uma temporada complicada, este pontinho.

Ah, e o Daúto, pelo discurso que tenho ouvido dele, tenho a sensação que se vai mesmo embora. Temo um pouco pelo seu sucessor, mas diria que o Diamantino não seria um mau sucessor, eventualmente o Tulipa, não esquecendo o fabuloso trabalho que o Toni Vidigal tem feito por onde tem passado.

Isto olhando claro às escolhas que têm sido feitas para os cargos, dois perfeitos desconhecidos que obtiveram sucesso: Toni e Daúto.

Anónimo disse...

Exibição conseguída do Estrela. Uma vez mais a equipa mostrou atitude, apesar de se tratar de um jogo que em termos classificativos pouco contava para o Estrela.

Mas além da atitude, o Estrela mostrou neste jogo uma excelente organização, principalmente nos processos defensivos, visto que a nível ofensivo a equipa mostrou alguma falta de agressividade e pode-se mesmo dizer de audácia, pois foram vários os lances que não resultaram em maior perigo devido à displicência com que foram executados.

Em suma, um empate que significa mais um ponto aos já somados e a possibilidade de na última jornada alcançar tanto Naval como Académica, apesar de um jogo extremamente complicado em Guimarães.

Ainda em relação ao jogo de ontem, não tive qualquer surpresa pela conquista de pontos, e penso que a questão dos emprestados no Estrela deve ser pensada por quem a aborda, pois olhando para o plantel do Estrela vemos que apenas 3 jogadores são emprestados pelos ditos 3 grandes. Fernando e Rui Pedro pelo FC.Porto e Celestino pelo Sporting. Logo ao contrário do que se passou em épocas anteriores a quantidade de jogadores cedidos pelos 3 maiores clubes diminuiu e esperando que também o seja na próxima época, a questão de qualquer favor por parte do Estrela cai por terra, salvaguardando também as questões morais, pois essas são sem dúvida as mais importantes.

Anónimo disse...

Como diz o autor do blog, está de parabens a nossa equipa!!!!! Grande exibição!!!!! Atitude, raça e querer!!!!! Obrigado por tudo, se fosse possível ficavam todos para a próxima temporada, mas sendo realista isso é muito dificil de acontecer. Aos que vão saír desejar-lhes a maior sorte do mundo, aos que ficam...FORÇA ESTRELA!!!!!!!!!!!!!!