16/07/08

Recordar é Viver (13)

Bem vindos a mais "Recordar é Viver" 13ª rubrica. Hoje vamos fazer a rubrica, onde o jogo que vamos falar é o mais antigo de todos que falamos até hoje aqui no nosso espaço. Vamos voltar aos anos de ouro do Estrela, vamos relembrar hoje o jogo da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal de 1992-1993(foto do plantel dessa época) entre o Est.Amadora e o Farense, a desforra da final da Taça de Portugal de 1990 em que o nosso clube saíu vitorioso.

30 meses depois as equipas da final de 1989-1990, voltava-se a encontrar, agora em posições contrárias, Estrela na 2ª Liga (subindo este ano), e Farense na 1ª Liga. O Estrela não deu importância ao espirito de vingança do Farense neste jogo, que foi muito pouco diga-se de passagem, e levou de vencido os algarvios por 2-0 golos de Ivan e Abel Xavier.

Resumo da partida:


Neste ano o Estrela fez até uma boa campanha na Taça, tendo começado por eliminar na 3ª Eliminatória o Marco por 5-0, 4ª eliminatória o Elvas por 4-0, 5ª eliminatória o Farense como aqui mostrámos por 2-0, oitavos-de-final o Paços de Ferreira por 1-0 e só foi eliminado pelo Vit.Guimarães na cidade berço por 2-1.

Foi então mais um "Recordar é Viver" onde falamos do jogo mais antigo do Estrela desde que existe esta rubrica. Gostava também de vos deixar a pensar e chamar-vos à atenção no video, da espectacular moldura humana presente no José Gomes. Esperamos poder repetir a proeza com mais jogos e em outros anos. Foi tudo por hoje, vamos voltar no próximo Sábado para mais uma rubrica. Até lá para todos um forte abraço, e SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

I agree with you about these. Well someday Ill create a blog to compete you! lolz.

Anónimo disse...

Este video tem sentimentos dispares para dois tipos de sócios e adeptos do Estrela da Amadora. Os mais antigos que sentirão por certo saudades desta altura, e os mais novos que provavelmente nunca viram uma moldura humana como esta a apoiar o Estrela da Amadora no José Gomes e que desejam que um dia voltará a ser desta forma.

Cabe a dirigentes tanto do clube, como da própria Camâra Municipal da Amadora reunir as condiçôes para que tal volte a acontecer de novo. A população mais junta ao clube da sua cidade. Para bem do Estrela da Amadora.

Nuno Campos disse...

Vídeo bem desenterrado, que demonstra o que o Estrela era.

Boa Pesquisa!

Uma sugestão para os próximos "Recordar é Viver": Os jogos do Estrela na Europa. Nunca vi nenhum e queria ve-los, sff!

Abraços!!

Anónimo disse...

Bons momentos !

Esta equipa era uma máquina de jogar Futebol e conquistou para o ESTRELA o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão de Honra.

Sob a direcção do Mestre João Alves, destacavam-se Abel Xavier, Frederico, Calado e um ataque demolidor com Caio Júnior, Zé Albano e Ivan.

Recordo um jogo fantástico com a Académica (já é tradição...), em que demos a volta ao resultado com 2 golos nos últimos minutos.

Apesar do pior ano do ESTRELA no escalão principal ter tido origem nas suas escolhas, João Alves foi quase sempre sinónimo de Futebol espectáculo e logo, boas assistências no José Gomes ! Para mim, o melhor Treinador TRICOLOR de sempre: Vencedor da Taça de Portugal, Campeão da 2ª Liga de Honra e ainda uma improvável subida de divisão mais recente.

Obrigado pela boa recordação. Venham mais ...